• Carregando...
 |
| Foto:

As pessoas geralmente sentem que merecem uma promoção quando têm um desempenho acima da média na empresa. Ou mesmo quando já estão há tempos na mesma função e sentem que têm capacidade para ir para um cargo acima. Mas qual a melhor forma de introduzir esse assunto, ou seja, de dizer à chefia que você quer uma promoção?

LEIA MAIS sobre carreira e emprego

De acordo com especialistas consultados pelo Harvard Business Review, o erro que a maioria das pessoas comete nesses momentos é focar no salário: o cargo em si deve ser o foco. Além de demonstrar, simbolicamente, estar em um nível acima dentro da organização que trabalha, o funcionário que almeja um cargo diferente também precisa demonstrar que terá maior disposição para realizar o trabalho quando consegui-lo.

LEIA TAMBÉM: Conheça as 10 profissões que estarão em alta em 2018

Que motivos o levaram a pedir a promoção

Para dizer a coisa certa também é importante ter certeza dos motivos que levaram a negociar esse cargo. Refletir o máximo possível é essencial para saber se realmente existe merecimento e por quê. E merecimento não é tudo: liste suas prioridades na vida para entender a importância de uma mudança de cargo.  

Os motivos são diversos: às vezes, o escopo do trabalho mudou, mas o cargo e o pagamento permanecem os mesmos; em outros casos, as habilidades evoluíram e a mão de obra seria melhor aproveitada em outra área, por exemplo.

LEIA TAMBÉM: 10 coisas que você deveria fazer antes de aceitar um emprego

Além da reflexão interna, uma pesquisa sobre empresas do mesmo setor pode ajudar. Para essa pesquisa, é interessante analisar cargos e posições de companhias similares, em ferramentas como o LinkedIn.

Internamente na empresa — ou mesmo em uma entrevista de emprego para um cargo mais alto em outro lugar — também é essencial escutar os superiores e recrutadores, respectivamente, para entender os desafios da companhia e pensar se e como você conseguirá superá-los. Em outras palavras, as necessidades da empresa sempre serão, para o chefe, mais importantes que as suas necessidades.

Aprenda mais sobre os cargos e posições cima de você

Ainda nesse sentido, é necessário conversar com gestores e aprender mais sobre os cargos e posições acima de você. O que eles fazem, que responsabilidades possuem, etc. Sabendo das necessidades da companhia, o funcionário que almeja um novo cargo estará mais preparado para argumentar a seu favor.

LEIA TAMBÉM: Trainee da Ambev oferece salário inicial de R$ 6,1 mil para aprovados

Por fim, é importante também se perguntar o que fará se o chefe dizer sim. Caso receba um novo cargo sem maiores benefícios, é importante não perder a postura de gratidão e muito menos a vontade de negociar. Mostre que a realocação realmente foi vantajosa para a empresa e deixe claro o seu valor, inclusive para uma segunda, terceira negociação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]