• Carregando...
A Disney está entre as empresas com oportunidades para trabalhadores estrangeiros temporários. | Bigstock
A Disney está entre as empresas com oportunidades para trabalhadores estrangeiros temporários.| Foto: Bigstock

O governo dos Estados Unidos deu uma boa notícia para quem sonha com uma oportunidade no país e liberou, para o segundo semestre de 2017, mais 15 mil vistos do tipo H-2B, referente a trabalhos temporários, não especializados e de natureza não-agrícola. Normalmente, são concedidos 66 mil vistos desse tipo por ano: 33 mil no primeiro semestre outros 33 mil na segunda metade do ano. 

LEIA MAIS sobre carreira e emprego

Hotéis, restaurantes, resorts de esqui, navios de cruzeiro, parques temáticos e parques aquáticos estão entre os que mais contratam trabalhadores estrangeiros com esse tipo de autorização. O visto vale pelo máximo de um ano, podendo ser renovado por até três e ele, em si, não exige qualificação mínima; isso vai depender das vagas disponíveis. 

LEIA TAMBÉM: Conheça os tipos de visto para trabalhar nos EUA; pedir o correto é fundamental

Passo a passo

Para poder contratar pelo visto H-2B, as companhias precisam cumprir algumas exigências. “A principal é provar que não existe no mercado de lá trabalhadores americanos que tenham a qualificação necessária para aquela função”, explica o advogado e sócio-diretor da Loyalty Miami Daniel Toledo. “Elas precisam demonstrar que pesquisaram o mercado, ofertaram a vaga e não houve interessados com a qualificação necessária”. 

Depois dessa fase, o contratante precisa comprovar que aquela função se deve a um evento pontual, tem demanda sazonal, picos de necessidade ou demanda intermitente - conceitos semelhantes que, basicamente, fortalecem que aquele trabalhador permanecerá no país por um tempo curto. Quando autorizado, ele passa a anunciar as vagas para o exterior e é a partir daí que os trabalhadores podem se candidatar junto ao Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS).

LEIA TAMBÉM: Empresa dos EUA fará competição para contratar engenheiros brasileiros; salário é de R$ 26 mil

Para facilitar a busca pelas posições disponíveis, a dica é procurar sites que reúnem as ofertas dos empregadores - os chamados “sponsors”, que oferecem esse serviço mediante o pagamento de uma taxa. O diretor da consultoria Globalvisa, Daniel Magalhães, indica, por exemplo, o site H1 Base (www.h1base.com). No portal, é possível cadastrar seu currículo e ter acesso ao banco de vagas, que conta com empregadores de renome como os resorts Walt Disney World e as redes de hotéis Accor, Hilton e Four Seasons. A quantidade de trabalhadores requeridos por cada empresa varia muito, indo de um ou dois até centenas. 

Quem tem interesse precisa correr, já que o USCIS só receberá petições até o dia 15 de setembro e os processos são analisados por ordem de chegada. A seleção dos candidatos e concessão dos vistos se encerra em 1º de outubro. 

LEIA TAMBÉM: Quer trabalhar no Canadá? Saiba como conseguir o visto

Vantagens para a família toda

Portadores do visto H-2B podem estender os benefícios à família imediata. Cônjuge e filhos até 21 anos recebem o visto H-4, que dá o direito de estudar no país. “É uma grande oportunidade para quem quer trabalhar nos Estados Unidos de forma legal com o tipo de serviço que o brasileiro mais tem desempenhado por lá”, afirma Magalhães. “O que aparentemente é só uma oportunidade de trabalho, também é uma oportunidade de intercâmbio para o filho ou seu cônjuge”.

LEIA TAMBÉM: Empresas canadenses buscam brasileiros para trabalhar no país; veja como se candidatar

Como recebe o aporte de um empregador americano, uma vez que as primeiras fases de requisição do visto H-2B são cumpridas com sucesso, as chances de ele ser negado são menores do que em outros casos. “O visto por meio de petição é um visto com um suporte muito bom”, garante o diretor da Globalvisa. “Se você já recebeu a petição, então é muito provável que receba o visto porque a petição já te legitimou com um órgão oficial nos Estados Unidos. O consulado só vai checar se você não tem nenhum problema na justiça aqui no Brasil e se não está sendo enganado pela empresa americana, se a companhia não tem práticas abusivas”. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]