• Carregando...

Diante da ameaça do furacão Rita, as principais companhias de petróleo que atuam nos Estados Unidos já iniciaram a retirada de funcionários considerados 'não-essenciais' de suas instalações no Golfo do México.

A BP determinou uma evacuação parcial de sua refinaria da cidade do Texas, que processa 460 mil barris por dia. Um pequeno grupo de empregados ficará nas instalações da refinaria para manter ou paralisar as operações dependendo da intensidade do furacão.

A Shell anunciou a paralisação de sua refinaria de Deer Park, que processa 340 mil barris diários.

A Exxon Mobil iniciou a "fase II" de seu plano de alertas contra furacões e afirmou que vai monitorar de perto a tormenta, além de preparar suas estruturas contra o vento e os temporais.

Algumas unidades da empresa já foram evacuadas e 100 funcionários foram dispensados de algumas plataformas que atuam na região. Até agora, disse a empresa, não houve impacto na produção de petróleo.

Já as refinarias e petroquímicas da empresa localizadas no Golfo do Mèxico contam com planos já preparados para o caso da chegada do Rita. "Estamos monitorando a tormenta com muito cuidado. As medidas preliminares de segurança já foram tomadas como forma de precaução", disse a companhia em um comunicado.

A ExxonMobil tem refinarias em Baytown e Beaumont, no Texas, Baton Rouge, em Los Angeles, e metade da participação da refinaria da PDVSA, a Chalmette, localizada nas proximidades de Nova Orleans. A Chalmette ainda está se recuperando dos estragos causados pelo furacão Katrina. Um levantamento está sendo feito para que sejam diagnosticados os prejuízos. Por enquanto, suas operações estão suspensas.

Na quinta-feira, a Chevron já havia informado que começou a retirar seus funcionários do Golfo do México.

A petroleira alegou que esta era uma operação padrão e que não diferia de suas ações antes da chegada do furacão Katrina ao Golfo. A Chevron tem seu próprio helicóptero, que não foi atingido pelo Katrina.

Mas a empresa também disse que irá continuar sua produção na região até quando for possível.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]