Os consumidores de todo o Brasil nunca estiveram tão pouco contentes com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica - nem mesmo se 2004 for comparado com os anos do racionamento. De acordo com a pesquisa anual de satisfação do consumidor, conduzida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Índice de Satisfação de 2004 ficou em 58,88, o menor da série histórica iniciada em 2000 - quando ficou em 62,81. A escala vai de zero a 100. Acima de 50 o saldo das avaliações é positivo.
A Aneel, órgão regulador do setor, credita o pessimismo à época em que a pesquisa foi feita este ano, em dezembro e janeiro, época de chuvas e mais interrupções no fornecimento de energia, devido à ocorrência de raios e queda de galhos e árvores. Inclusive, houve um apagão no início de janeiro deste ano. Também pesa, na avaliação da direção da Aneel, o fato de o consumidor estar mais exigente.
- A qualidade dos serviços e o custo, que é a tarifa, são coisas que combinadas formam a percepção do consumidor brasileiro - afirmou Jerson Kelman, diretor-geral do órgão, ao divulgar o índice.
Na pesquisa, a distribuidora mais bem avaliada foi Centrais Elétricas de Carazinho, que atende a parte do interior do Rio Grande do Sul.
- Em 2000, 40% das demandas encaminhadas pelos consumidores à Ouvidoria da Aneel eram sobre quais eram seus direitos. Hoje, são 95% - afirmou Kelman.
Veja o resultado do Índice de Satisfação do Consumidor ano a ano:
2000 - 62,81
2001 - 63,22
2002 - 64,51
2003 - 63,63
2004 - 58,88