• Carregando...

As instituições brasileiras têm atualmente 450 projetos em andamento de estudantes, professores e pesquisadores que mantêm intercâmbio com grupos estrangeiros em instituições de alto nível. A cooperação acadêmica internacional é cada vez mais forte no Brasil. Estes projetos recebem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

Segundo informações da Capes, anualmente aproximadamente mil pesquisadores e mil estudantes brasileiros executam missões de trabalho e de estudo no exterior. Há intercâmbio com universidades francesas, alemãs, norte-americanas, espanholas e argentinas, dentre outras. Os projetos contemplam intercâmbio de professores em missões de curta duração, de estudantes, na modalidade doutorado-sanduíche - parte da pesquisa é feita no exterior -, e pós-doutoramento.

Ao mesmo tempo, são oferecidas pela Capes bolsas individuais para doutorado pleno, doutorado-sanduíche, pós-doutorado e estágio de professores no exterior. "Os dois mecanismos são importantes e se complementam", diz Leonardo Barchini Rosa, coordenador-geral de cooperação internacional da Capes. Segundo ele, os grupos de pesquisa do Brasil associam-se a equipes estrangeiras com um objetivo comum. "Os grupos, associados, escolhem uma linha de pesquisa. Trabalham com mobilidade e interação, fomentando a pesquisa", afirmou.

Vínculo

Primeiro os projetos são analisados e aprovados pela Capes. Em seguida, a Coordenação financia passagens e diárias para professores, e passagens, auxílio-instalação, auxílio-saúde e bolsa mensal para estudantes. As instituições estrangeiras apóiam aqueles que vêm cumprir as missões no Brasil. Dessa forma, o pesquisador ou estudante vincula-se ao grupo e à instituição escolhida, fator importante para o comprometimento do trabalho e para a melhoria da formação.

Cada equipe tem no mínimo dois pesquisadores seniores. Não há restrição quanto ao número de participantes por grupo, nem às áreas do conhecimento a serem financiadas. "O mais importante é a qualidade acadêmica do projeto", disse Leonardo Rosa. Hoje, a Capes conta com aproximadamente 2,1 mil alunos de pós-graduação no exterior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]