• Carregando...

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manteve nesta quarta-feira, por unanimidade, a taxa básica de juros da economia (Selic) em 19,75% ao ano, sem viés, como previa a maior parte do mercado. Esse é o segundo mês consecutivo em que o Copom mantém a taxa nesse patamar. Em junho, o BC interrompeu uma seqüência de nove altas seguidas dos juros.

Na justificativa, o Copom diz apenas que: "avaliando as perspectivas da trajetória de inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, manter a taxa básica de juros em 19,75%". Ao definir a Selic sem viés, o Copom informa que não mudará a taxa até a próxima reunião do órgão, prevista para 16 e 17 de agosto.

Apesar de a grande maioria do mercado apostar na manutenção da taxa, alguns economistas acreditavam que o BC já tinha espaço para baixar a Selic agora, diante do recuo dos últimos índices de inflação divulgados. Nesta quarta-feira, por exemplo, a segunda prévia do IGP-M registrou deflação de 0,25%, um resultado melhor do que o estimado.

O Banco Central persegue uma meta de inflação de 5,1% pelo IPCA (IBGE) para este ano. O índice ficou estável em junho (-0,02%), mas nos últimos 12 meses acumula alta de 7,27%. No ano, a taxa subiu 3,16%, e já atingiu 61% da meta.

Na prática, a manutenção da taxa em 19,75% aumenta os juros reais cobrados na economia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]