• Carregando...

O ideal para quem não tem condições financeiras para fazer uma pós, especialmente mestrados e doutorados, é recorrer a uma bolsa de estudo. Com ela, o aluno recebe um auxílio financeiro que varia, em média, de R$ 900 a R$ 3 mil, mas deve se dedicar exclusivamente à investigação e pesquisa. Para cada programa de bolsa há regras diferentes a cumprir, uma vez que cada processo de seleção estabelece seus pré-requisitos.

Há processos de seleção nas universidades; nas agências de fo­­mento à pesquisa, como a Coordenação de Aperfei­çoa­mento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de De­­senvol­vi­mento Científico e Tecno­lógico (CNPq); e nas Fundações de Amparo à Pesquisa de cada estado brasileiro. No caso do Paraná, as principais são Fun­dação Araucária e Fundação da Uni­versidade Federal do Paraná (Funpar/UFPR).

Disputar uma bolsa de estudos não é um processo fácil. Geralmente as cotas não chegam a atender a demanda de candidatos. Ter um bom desempenho acadêmico é fundamental, mas não é só isso. As instituições que oferecem bolsa vêm buscando perfis de acadêmicos pró-ativos e de espírito empreendedor na hora de escolher os candidatos. Além disso, continuam contando pontos o conhecimento em idiomas, as publicação de artigos científicos e a participação em congressos e seminários.

Um bom relacionamento com os professores e coordenadores de curso, conquistados em cursos de graduação e pós-graduação, pode ajudar o candidato a preparar a proposta do pré-projeto, exigidas pelas instituições. Eles também poderão ajudar com as cartas de indicação e documentos exigidos.

Onde buscar:

Informações sobre os prazos de inscrição e valores de auxílio são encontradas nos sites das seguintes instituições:

www.capes.gov.br

www.cnpq.br

www.fundacaoaraucaria.org.br

www.funpar.ufpr.br

www.universia.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]