• Carregando...

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, considerou nesta terça-feira que a proposta de déficit nominal zero, defendida pelo ex-ministro Delfim Netto, não seria prudente no momento para a economia brasileira, mas que o déficit zero poderá ser alcançado em pouco tempo.

- Eu penso que se nós tivermos estabilidade no nosso trabalho de melhorar o perfil do trabalho fiscal e cuidar da qualidade da despesa pública, nós iremos, ao longo dos próximos anos, provavelmente, chegar ao déficit zero, fazendo uma política equilibrada e ajustada, em termos orçamentários - disse Palocci.

Déficit nominal zero significa que o governo precisaria ter receitas para pagar todas as suas despesas, incluindo gastos com juros da dívida pública. Entretanto, como não há mais espaço para aumento da carga tributária e de receitas novas, a proposta do ex-ministro Delfim prevê que o governo reduza despesas. Outra idéia, seria aumentar o limite de desvinculação de receitas da União para que o governo tenha maior controle sobre como gastar seus recursos - ou para cortá-los.

O ministro da Fazenda participa, nesta terça-feira, de audiência pública, na comissão especial da Câmara que analisa a proposta de emenda constitucional de criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]