• Carregando...
Países como o Canadá, que permitem trabalho e estudo, costumam liderar a lista. Na foto, a cidade de Québec. | BigstockBigstock
Países como o Canadá, que permitem trabalho e estudo, costumam liderar a lista. Na foto, a cidade de Québec.| Foto: BigstockBigstock

Procurados por pessoas de todas as idades, desde adolescentes que vão passar um período do ensino médio em uma escola de outro país até profissionais com a carreira estabelecida em busca de uma pós-graduação, os programas de intercâmbio se diversificam cada vez mais, assim como a gama de países de portas abertas para brasileiros que buscam essa aventura. 

LEIA MAIS sobre finanças, carreira e empreendedorismo

Abaixo, listamos os dez países mais procurados por brasileiros em 2016, segundo informações da Associação das Agências de Intercâmbio (Belta):

Canadá

Queridinho dos brasileiros, o país ocupa há doze anos o primeiro lugar entre os destinos mais desejados, segundo levantamentos da Belta. Além de atrativos como segurança, qualidade de vida e uma experiência multicultural provocada pela grande densidade de imigrantes, o Canadá oferece programas de trabalho, cursos de idiomas, graduação e pós e a opção de intercâmbio no ensino médio. Outra vantagem é que o país tem dois idiomas oficiais, francês e inglês— o que atraiu, apenas em 2015, 134 mil estudantes de línguas de todo o mundo. 

Itaipu abre concurso com vagas para Curitiba e Foz do Iguaçu

Estados Unidos

Constantemente, o melhor colocado em levantamentos sobre a qualidade do ensino superior, não é surpresa que o país seja o segundo mais procurado pelos brasileiros. É possível optar por programas universitários, de formação e trabalho, e de ensino médio — os mais procurados — para cursar seis meses ou mais, ou o chamado mini high school, em que o adolescente passa um mês no exterior para ter a vivência de uma escola norte-americana.

Siga a Gazeta do Povo no Linkedin

Austrália

A combinação de belezas naturais, economia desenvolvida, altíssima qualidade de vida e visto de trabalho para intercambistas coloca a Austrália no pódio dos intercambistas brasileiros. Na terra dos cangurus, o programa mais procurado é o que possibilita que brasileiros façam cursos de idiomas e trabalhem ao mesmo tempo. 

Irlanda

Todos os anos, 35 mil estudantes estrangeiros de mais de 160 países passam pelo pequeno país cheio de história. O país do continente europeu mais procurado por brasileiros também oferece um programa que combina cursos de idiomas com trabalho e chama a atenção pela atmosfera cosmopolita de cidades como a capital, Dublin.

Dublin foi um dos destinos de brasileiros que mais cresceram nos últimos anos.BigstockBigstock

Reino Unido

A monarquia de Elizabeth II e casa de diversos movimentos culturais e políticos é outro dos destinos preferidos pelos brasileiros. Apesar da libra ser uma moeda muito valorizada em relação ao real, o Reino Unido fica em quinto lugar e programas de ensino de língua inglesa são os mais procurados. Também é possível investir em cursos integrais de graduação e pós-graduação nas ilhas britânicas.

Nova Zelândia

Do outro lado do globo, a Nova Zelândia é renomada por paisagens naturais de tirar o fôlego - além de ser, de acordo com o Índice Global da Paz, o país de língua inglesa mais pacífico do mundo. No país, a educação internacional é a quarta maior indústria de exportação. Os brasileiros atravessam o mundo pela possibilidade de combinar cursos de idiomas com trabalho. 

Acompanhe as notícias de carreira e emprego no Facebook

Malta

O arquipélago localizado ao sul do continente europeu é um caldeirão cultural com traços deixados por fenícios, gregos, italianos, espanhóis, franceses e britânicos em apenas 316 km². O programa mais procurado pelos brasileiros é um bastante diferente dos ofertados por outros países: o curso 50+ traz atividades e aulas exclusivamente para pessoas com 50 anos ou mais que querem viajar e estudar inglês. Malta também oferece cursos de idiomas para intercambistas de todas as idades.

África do Sul

Com uma moeda quatro vezes mais barata que o real, a África do Sul tem atrativos culturais, históricos e belezas naturais para dar e vender. Por lá, brasileiros procuram cursos de idiomas e programas de trabalho voluntário e encontram, além disso, pluralidade: seja pelo altíssimo nível de biodiversidade local ou pela multiplicidade de idiomas — são 11 línguas oficiais, incluindo o inglês. 

Veja os salários pagos aos funcionários da Renault em dez cargos

Espanha

Esse pedaço ensolarado da península ibérica é o nono destino mais buscado pelos brasileiros. Sendo o espanhol a segunda língua mais falada no planeta, os programas de intercâmbio que oferecem cursos de idiomas são os mais procurados, seguidos por programas voltados à graduação e pós. Intercambistas que quiserem apimentar ainda mais a experiência, podem escolher opções que misturam o ensino do espanhol a classes de gastronomia, enologia, cultura e história. 

Inseguro na carreira? Cinco perguntas que vão te ajudar a desenvolver autoconfiança

Alemanha

A maior economia da Europa fecha a lista como o décimo destino mais procurado por intercambistas brasileiros. Terra natal de pensadores que mudaram a sociedade, artistas incomparáveis e palco de alguns dos fatos mais marcantes do século XX, a Alemanha ainda tem um idioma famoso pelo nível de dificuldade. Brasileiros interessados no desafio de aprender a língua fazem com que esse seja o programa de intercâmbio mais buscado por eles em terras germânicas. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]