• Carregando...
Fundado em Curitiba, o Grupo Boticário aparece na lista em 25º lugar | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Fundado em Curitiba, o Grupo Boticário aparece na lista em 25º lugar| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Um ranking divulgado nesta segunda-feira (20) pela rede social LinkedIn, especializada no contato entre profissionais e empresas, aponta quais são as empresas consideradas mais atraentes pelos brasileiros.

A pesquisa foi feita em parceria com a Censuswide Research e contou com a participação online de 6,2 mil funcionários. O objetivo era descobrir quais empresas mais conseguiram atrair talentos e mantê-los no mercado de trabalho. A pesquisa focou o estudo apenas nas ações dos usuários na rede social. O recorte parece simples, mas o método não foi fácil: as equipes analisaram bilhões de ações dos mais de 433 milhões de usuários.

Siga a Gazeta do Povo no LinkedIn

Contabilizando ações como candidatura, engajamento e o poder de permanência das novas contratações, a pesquisa elaborou a lista das empresas “Top Attractors” em sete países.

Confira as 25 empresas mais atraentes no Brasil, segundo o LinkedIn, junto de um breve perfil de cada uma formulada pela rede social:

1. LATAM

Segmento: Linhas aéreas/Aviação

A empresa nasceu com a fusão das companhias TAM (Brasil) e LAN (Chile). Desde seu surgimento, em 2015, a nova marca conta com o apoio dos seus 54 mil funcionários para organizar a combinação dos negócios das marcas anteriores e para construir uma nova cultura de trabalho.

2. GPA

Segmento: Varejo

A empresa conta com mais de 2 mil lojas e é detentora de marcas como Pão de Açúcar, Extra, Casas Bahia e Ponto Frio. Os 140 mil funcionários reconhecem as ações que a GPA toma visando a evolução dos seus colaboradores. Em 2015, 1,9 milhão de horas de treinamento foram disponibilizadas. A empresa tem ações para levar mais mães executivas ao topo. A meta é aumentar o índice de 21% para 30% nos próximos anos.

3. BRF Brasil

Segmento: Alimentos e bebidas

A multinacional do ramo de alimentos leva produtos brasileiros por mais de 120 países. Com 105 mil funcionários em 35 fábricas no Brasil e 13 no exterior, a BRF acredita que o fato dos funcionários confiarem no futuro da empresa é o que traz sucesso em suas atividades. De acordo com uma pesquisa interna, 90% dos empregados sentem-se motivados a ir além de suas responsabilidades naturais.

4. Ambev

Segmento: Alimentos e bebidas

A Ambev aposta num modelo de trabalho bem meritocrático. Os funcionários precisam mostrar talento e se esforçar para crescer. Esse pensamento está estruturado em todas as posições, tanto que, além do presidente, seis dos 11 vice-presidentes ingressaram na empresa pelo programa de trainee. Os 52 mil funcionários têm a oportunidade de trabalhar em qualquer área, mesmo que ela não se enquadre com a sua formação. Esse direcionamento para diferentes setores é feito pela avaliação dos gestores, que estão sempre analisando os talentos dos colaboradores.

5. Brasil Kirin

Segmento: Alimentos e bebidas

Quando foi adquirida pelo grupo japonês Kirin, em 2012, a antiga Schincariol passou a funcionar nos moldes da sede da empresa, em Tóquio. A metodologia otimizou processos e aumentou a eficiência das 13 fábricas e 20 centros de distribuição. A Brasil Kirin inaugurou um sistema que reúne informações dos 11 mil colaboradores, contendo dados sobre desempenho e planos de desenvolvimento. A ideia é apoiá-los no seu crescimento, gerando uma vontade de pertencimento.

6. TOTVS

Segmento: Software

Presente em 41 países, a TOTVS investe, independente do cenário econômico, 14% da receita líquida em inovação. A crença de que nada é mais importante do que a inovação vem do próprio fundador, Laércio Cosentino. Ele diz que essa prática traz mais autonomia para os 7 mil aplicarem o seu conhecimento em transformações para a empresa e a sociedade. No Brasil, a TOTVS conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento.

7. Whirlpool Latin America

Segmento: Bens de consumo

A principal atuação da empresa no Brasil é pelas marcas Brastemp, Consul e KitchenAid. A Whirlpool Latin America trabalha atendendo e antecipando as necessidades dos clientes. Através de pesquisa sobre os hábitos de consumo, os 20 mil colaboradores conseguem desenvolver produtos adequados para o estilo dos consumidores.

8. Kroton

Segmento: Ensino superior

A empresa fornece sistema de ensinos para mais de um milhão de alunos do Ensino Superior e se preocupa em melhorar o cenário da educação no Brasil, desenvolvendo uma tecnologia que combina inovação com metodologias clássicas. Além disso, também investem na capacitação dos funcionários. Em 2015, a empresa promoveu formação para 27 mil colaboradores.

9. JBS

Segmento: Produtos alimentícios

Atualmente a empresa se destaca por ser a maior processadora de carne do mundo, mas tem o objetivo de se consolidar como uma líder global de alimentos. Os mais de 238 mil colaboradores são incentivados a trabalhar com dinamismo e aprimoramento.

10. Bunge

Segmento: Produtos alimentícios

Presente no país desde 1905, a empresa investe em permanente reinvenção para manter o seu crescimento sustentável. Isso vale tanto para os negócios (a empresa assumiu no ano passado o compromisso de eliminar o desmatamento de sua cadeia de fornecedores) como para a contratação de novos funcionários. O objetivo é colocar na mente de todos os 17 mil colaboradores que é possível aumentar a produtividade sem precisar necessariamente de novas terras para plantio.

11. Klabin

Segmento: Papel e produtos florestais

Número de funcionários: 16 mil colaboradores

Maurício Freeman Klabin iniciou a atuação de sua empresa com apenas uma carga de papel de cigarro. Hoje, a Klabin é formada por 16 fábricas, 16 mil colaboradores, faturamento de 4 bilhões de reais por ano e 450 mil hectares de florestas, entre plantadas e preservadas.

12. Hypermarcas

Segmento: Indústria farmacêutica

A empresa passou por uma reformulação para focar seus esforços no setor farmacêutico e está buscando nos funcionários a versatilidade necessária para se equilibrar em meio a tais mudanças.

13. Accenture

Segmento: Consultoria de gerenciamento

Com 370 mil colaboradores espalhados pelo planeta, a companhia aposta na valorização dos talentos através do investimento contínuo no desenvolvimento e qualificação. No Brasil, mais de 3,5 mil funcionários adquiriram alguma certificação em diversas tecnologias, indústrias e metodologias.

14. Raízen

Segmento: Petróleo e energia

Fruto da união de parte dos negócios da Shell e da Cosan no Brasil. A empresa incentiva a promoção horizontal dos seus quase 30 mil funcionários através da circulação entre as diferentes áreas de negócio da companhia.

15. Itaú Unibanco

Segmento: Bancos

Fundada em 2008 após fusão entre a Holding Itaú Bancos e o Unibanco, a empresa sempre teve como objetivo ser uma gigante global, para isso, conta com o engajamento dos seus 90 mil funcionários e procura desenvolver e atrair talentos que estejam comprometidos com a organização e alinhados com a cultura da empresa

16. Natura

Segmento: Cosméticos

Quando fundada, em 1969, a Natura bateu de frente com os concorrentes que se valiam de nomes franceses para criar uma imagem refinada. A empresa conseguiu e alimenta até hoje, no estilo de trabalho de seus 6 mil funcionários, uma marca ligada à natureza e às relações humanas.

17. BRMalls

Segmento: Varejo

Com quase 50 empreendimentos espalhados pelo Brasil, a empresa conta com seus 2,6 mil colaboradores para se tornar a maior e melhor companhia de shopping centers do mundo

18. Riachuelo

Segmento: Varejo

Com 285 lojas próprias, a companhia conta com 40 mil colaboradores.

19. Cielo

Segmento: Serviços financeiros

A empresa procura manter o espírito de startup com um ambiente para livre circulação de pessoas – e ideias. Assim, a Cielo garante que os profissionais encontrarão um ambiente que os inspire a desafiar seus limites, além de um panorama organizacional que lhes permita serem os protagonistas do desenvolvimento de suas próprias carreiras.

20. BM&F Bovespa

Segmento: Serviços financeiros

O pregão da BM&F Bovespa é o grande símbolo do mercado brasileiro de ações. Para conseguir sucesso no time que já conta com 1,5 mil colaboradores, é preciso ter conhecimento técnico apurado e valorizar altos padrões de excelência.

21. Lojas Renner

Segmento: Retail

No ano passado, a empresa se tornou a maior rede de vestuário do País, com o lucro líquido de 578,8 milhões de reais, alta de 22,8% frente a 2014.

22. TIM

Segmento: Telecomunicações

A empresa italiana encerrou o primeiro trimestre de 2016 com queda de 59,7% no lucro líquido sobre o mesmo período do ano passado. Para recuperar os bons números de anos anteriores, a TIM está investindo R$ 14 bilhões na operação brasileira até o fim do ano que vem para reformular totalmente sua identidade, incluindo mudanças na logomarca e um novo slogan – “Evoluir é fazer diferente”.

23. Leroy Merlin Brasil

Segmento: Varejo

A rede francesa fundada em 1923 chegou no Brasil em 1998. Ela dá aos seus 75 mil funcionários a autonomia para a execução de atividades e a possibilidade de fazer carreira dentro da empresa.

24. PwC

Segmento: Contabilidade

A PwC Brasil valoriza a flexibilidade e o interesse pelo trabalho. O programa “FlexMenu” permite que funcionários selecionem de onde e quando querem trabalhar. A empresa incentiva os candidatos a falarem sobre seus interesses, mesmo se não estiverem relacionados à vaga em questão

25. Grupo Boticário

Segmento: Cosméticos

A marca começou em 1977, como farmácia de manipulação numa rua do centro de Curitiba. Hoje, com quatro marcas diferentes, o grupo conta com 4 mil pontos de venda, distribuídos em 1.750 municípios brasileiros. E a inovação é palavra de ordem para a companhia, que investe 2,5% do faturamento anual em novos produtos. Para o seu quadro de funcionários, a empresa busca talentos que transformem desafios em oportunidades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]