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Em vez de andar com dinheiro, cheques, cartões de crédito, cartões de débito e documentos que provem a identidade do consumidor, num futuro próximo será possível deixar a carteira em casa e usar apenas a impressão digital na hora de fazer as compras. A tecnologia que tornará isso possível em larga escala já está em uso em cerca de 300 lojas dos Estados Unidos. É a chamada biometria, método que identifica os indivíduos através da leitura de partes do corpo.

Entre os métodos biométricos estão a leitura de impressão digitais, das íris dos olhos e de reconhecimento através da face e da voz. Nos EUA, pelo menos duas empresas oferecem o serviço: a "Pay By Touch" (ou "pague por toque"), fundada em 2002, e a "BioPay", que trabalha com biometria há oito anos.

Segundo informações da "CNNMoney", a Albertson´s, segunda maior cadeia de supermercados dos Estados Unidos, é uma das centenas de redes varejistas americanas que estão testando o sistema. A intenção é que os consumidores possam pagar pelos produtos com um simples toque dos dedos. O teste está sendo feito em quatro lojas da rede, no Oregon.

A vantagem da tecnologia é que se baseia em caracteríticas únicas em cada indivíduo, diminuindo as chances de haver roubo, erros de identificação ou de perda de documentos e senhas.

No caso do uso da impressão digital para o pagamento de mercadorias, é necessário registrar a impressão digital e a conta bancária numa das empresas que fornecem o serviço. Se a loja tiver o equipamento, basta pôr o dedo no leitor ótico para que o valor seja descontado do banco, a vista ou a prazo, como com o cartão de crédito ou o cheque eletrônico.

A relações-públicas da Albertson´s, Shannon Bennett, disse que os resultados têm sido muito positivos, embora a companhia ainda não tenha anunciado planos de estender o sistema para as demais lojas da cadeia:

- Um dos pedidos que temos ouvido sempre dos nossos clientes é que eles gostariam de ter o processo de pagamento acelerado.

A vice-presidente de marketing da BioPay, Donita Prakash, disse que os pagamentos biométricos também são mais seguros, já que nenhuma informação é passada para o vendedor:

- Outra utilidade do sistema é a identificação da idade do comprador, para evitar a venda de bebidas alcóolicas e cigarros a menores de idade.

Apesar das inúmeras possibilidades de aplicação que a biometria oferece para os consumidores, especialistas alertam que a tecnologia, como qualquer outra, também tem seus defeitos. Centralizar uma quantidade imensa de dados pessoais num sistema é o principal deles.

Além disso, apesar de ser mais difícil de acontecer, o consumidor não terá como argumentar caso tenha sua identidade roubada e compras feitas indevidamente em seu nome. Sem contar que uma pequena parcela da população não poderia usar a tecnologia, por exemplo, por ter as impressões digitais pouco definidas. As informações são da "CNNMoney"

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