• Carregando...

Fala-se de motivação todo o tempo e cada empresa parece ter sempre alguém desmotivado, sem gás para trabalhar. Pode-se pensar em duas abordagens sobre motivação: a própria, e como motivar pessoas ou terceiros.

Falar da própria motivação é falar de uma pessoa que tem um projeto de vida, que sabe onde quer chegar e como fazer para atingir seus objetivos. Uma pessoa com essa determinação e grau de confiança em si mesma demonstra uma auto-estima considerável e tem uma excelente motivação para o trabalho, pois sabe o que quer da vida. É alguém que cava a sua sorte e não espera acontecer. Qual o curso ou treinamento ideal de motivação para este perfil? A expectativa seria ensinar alguém a ter energia? Ora, aqueles que definem seus projetos não necessitam de impulsos externos.

Antes disso é preciso refletir que pessoas sem projeto pessoal ou profissional não podem ter motivação pela simples razão de que não têm vontade, ou melhor, não sabem como estimular sua vontade. A vontade implica em desejo, querer algo, realizar um sonho ou ter uma ambição saudável. Aquele que sabe o que quer, tem vontade e motivação de ir atrás, ativa sua determinação, persistência, energia infinita para o trabalho. É o típico perfil profissional que trabalha muitas horas sem sentir, com otimismo, acreditando no que faz e em nos resultados. Esse perfil de personalidade que planta de forma incessante e que faz da crise a oportunidade é o oposto do pessimista para quem nada dá certo; e nem pode dar, pois ele mesmo não acredita.

Como motivar o outro é uma questão de liderança e isso se traduz em reconhecimento, elogio, incentivo, feed back de cada ação em que se avalia que o outro fez um mínimo de esforço para superar expectativas. Motivar pessoas é a capacidade de fazê-las agir por causas muito mais do que por projetos. A causa é maior, é uma missão em que todos se envolvem e pela qual todos se comprometem. É muito mais fácil a motivação pela crença, ideal e confiança do que pela meta ou imposição. Nada melhor do que pressupor que os colaboradores têm capacidade para superar expectativas de resultados e atuar junto à pessoa, ser humano. Meta, qualquer pessoa com vontade, dá conta! Motivar é dar crédito, além de elogiar; é fazer com que cada um à sua volta se sinta partícipe dos resultados da empresa. Para isso é preciso que todos, sem exceção, saibam do objetivo, como e quais são as ações para atingi-lo, sintam uma direção firme e sólida e a segurança do acompanhamento em cada ação. Uma embarcação qualquer precisa de um comandante que faça seus marinheiros acreditarem que podem dar a volta ao mundo. E podem.

Maria Christina de Andrade Vieira, empresária e escritora, autora de Herança (Ed.Senac-SP), Cotidiano e Ética: crônicas da vida empresarial (ed. Senac-SP).chris@onda.com.br www.andradevieira.com.br

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]