• Carregando...
Se você  cometer um desses 5 erros na hora de pedir um aumento salarial para o seu chefe, você pode colocar tudo a perder e ficar sem a grana extra. | Bigstock/
Se você cometer um desses 5 erros na hora de pedir um aumento salarial para o seu chefe, você pode colocar tudo a perder e ficar sem a grana extra.| Foto: Bigstock/

Você já precisou pedir um aumento salarial? Não é uma situação confortável, não é mesmo? Quando se trata de uma negociação salarial, um único erro pode colocar tudo a perder e acabar com as chances de o profissional chegar ao valor que gostaria.

LEIA TAMBÉM: Os dois erros que mais eliminam candidatos em uma entrevista de emprego

A tarefa não é fácil. Ao negociar um aumento salarial o funcionário já tem de encarar o chefe e colocar em prática todo o seu poder de argumentação, ou seja, tudo que ele não precisa é se autossabotar com comportamentos que podem mandar a tentativa por água abaixo.

O site Business Insider listou alguns dos maiores erros que podem ser cometidos por um profissional na hora de pedir um aumento:

1. Se emocionar

Controle suas emoções. Uma discussão salarial deve ser tratada como uma conversa de negócios, de acordo com Paul McDonald, executivo da Robert Half. Embora demonstrar entusiasmo com a posição e a empresa seja importante, é igualmente necessário conter a emoção para não passar a impressão de desespero , o que não é nada bom para a imagem do profissional.

2. Exagerar no valor

Avalie o valor com calma antes de partir para a conversa. Pedir mais do que o merecido ou apropriado é problemático. Buscar salários de outras empresas da mesma área em sites como o Love Mondays, por exemplo, é uma boa maneira de evitar chegar a números altos demais para a sua qualificação.

3. Chegar sem preparo

Preparar-se para reuniões de negociação salarial é crucial. Neste caso, não é importante apenas o que você vai dizer, mas também como vai fazer isso. O tom da voz, a reação facial, a defensiva, a frustração podem fazer com que a negociação termine sem sucesso. Pratique a conversa, idealmente com a ajuda de um mentor de confiança ou de um amigo. Faça isso à exaustão até livrar-se do nervosismo.

4. Negligenciar o plano B

Chegar a qualquer negociação sem ter um plano alternativo é sempre arriscado.  Especialmente neste caso, pode ser fatal. Sempre se pergunte o que é importante dentro da empresa para você além do pagamento: flexibilidade, ambiente, espaço para criar e funções, por exemplo. Caso o aumento lhe seja negado, parta para alguma dessas opções: peça, por exemplo, uma troca de horários ou uma mudança de área.

5. Manter uma postura rude

Seja humilde. Sempre agradeça pela oportunidade da conversa antes de qualquer pedido. Caso não tenha a resposta que gostaria, não demonstre decepção: suas chances podem ser melhores no futuro se agir corretamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]