• Carregando...

Guia Gazeta do Povo

A terceira edição do Guia de Pós-Graduação da Gazeta do Povo traz com exclusividade as principais informações sobre cursos de pós-graduação ofertados em 106 instituições das 20 maiores cidades do Paraná para 2010. O interessado em investir em educação continuada vai encontrar as modalidades de especialização presencial e semipresencial, MBA, mestrado, doutorado e ensino a distância.

A relação de cursos é resultado de uma extensa pesquisa nas cidades mais representativas do Paraná que tem instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). A definição se baseou na Estimativa da População dos Municípios Paranaenses de 2009, do IBGE. Assim, o levantamento de dados foi realizado nas maiores cidades do estado, mais os municípios da região metropolitana de Curitiba e do Litoral que têm oferta de pós-graduação. Os nomes das universidades e faculdades foram definidos a partir de informações da lista repassada pelo MEC e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) à Gazeta do Povo com o nome das instituições de ensino superior autorizadas no Paraná.

Porém, só estão publicados os cursos que ainda têm inscrições abertas para serem cursados em 2010. Também ficaram de fora as instituições que não forneceram as informações.

O levantamento resultou na lista de instituições que ofertam pós nas seguintes cidades: Apucarana, Arapongas, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Guaratuba, Londrina, Maringá, Matinhos, Paranaguá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama. Invista na sua carreira e faça a sua escolha!

O profissional que conhece um pouco de tudo, mas que, ao mesmo tempo, é um grande conhecedor de uma área específica. Este é o perfil desejado pelas empresas de todos os portes neste novo milênio. "A generalidade se tornou requisito básico e a especificidade o diferencial da pessoa", defende o consultor de empresas Luciano Sala­macha, do Instituto Salamacha de De­­­senvolvimento Humano.

Segundo ele, a cada década um novo profissional é exigido no mercado. Nos anos 1980, o especialista era o mais valorizado. Na dé­­cada de 1990, foi a vez do polivalente, que entendesse de tudo um pouco. Hoje conquista novos mercados e cresce na empresa o profissional generalista, es­­pecialista e que atua com espírito em­­preendedor dentro da empresa.

Um dos caminhos para atingir este grau de exigência, segundo o consultor, são os cursos de pós-graduação, que oferecem técnicas e conhecimentos mais aprofundados adaptados a este novo perfil. "O crescimento virá como consequência do estudo e pela aplicação prática. Além das aulas e trabalhos, é muito importante ter contato com profissionais que utilizam as ferramentas ensinadas", afirma a consultora de carreira Adriana Basso, da Dupla Via Desenvolvi­­mento Humano.

Para ela, além de se manter atualizado e conhecer novas tecnologias, fazer uma pós é importante para manter o networking (relacionamento profissional) na área de interesse. Foi o que aconteceu com o diretor comercial de uma cafeeira, Guilherme Augusto Lappe, que fez MBA em Gestão Estratégica de Empresas na ISAE/FGV e, com os conhecimentos adquiridos com o curso, conseguiu aumentar o faturamento da empresa em 25%. "A oportunidade de estudar com colegas de diversas áreas como RH, marketing e comercial, e continuar em contato com eles, é importante para me manter atualizado."

Para o headhunter Bernt Entschev, da consultoria Bernt Entshev Human Ca­­pital, como algumas áreas avançam muito rapidamente e necessitam da reciclagem constante do profissional, o ideal é que ele procure uma pós-gradua­ção a cada ciclo de dois a cinco anos. "É um requisito básico para ter condições técnicas de atuar", diz.

O empresário Anderson Viana trabalhou nove anos com administração e sete anos em gestão de RH. Com o tempo, percebeu uma demanda por assuntos jurídicos na sua empresa. Decidiu fazer uma pós-graduação em Direito Previdenciário na UniCuritiba e em pouco tempo conseguiu oferecer mais e melhores serviços para os clientes. "Não foi nem preciso esperar terminar o curso, o que aprendia em sala de aula aplicava no dia seguinte no meu trabalho."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]