• Carregando...
 | Mel Gabardo/Divulgação
| Foto: Mel Gabardo/Divulgação

Em quais circunstâncias vale a pena para um profissional sênior fazer um curso de pós-graduação?

Cursar uma pós-graduação ou MBA é sempre recomendado para aquele profissional que deseja reciclar conhecimentos, se aprimorar na sua própria área ou ampliar alguns horizontes. Há profissionais de diversas áreas que buscam um MBA em Gestão Estratégica, por exemplo, a qual acaba se tornando uma disciplina bastante exigida de altos executivos. Outro exemplo é o profissional da área Comercial ou Industrial, que pode ser interessante uma formação em Finanças, de modo a suprir um gap de conhecimento caso queira alçar voos mais altos, como assumir uma posição de comando numa empresa ou unidade de negócio, por exemplo.

A pós-graduação de instituições de prestígio pode compensar a graduação feita em uma faculdade menos reputada?

Com certeza. Sabemos que, por razões sócio-econômicas, a entrada em universidades de primeira linha no Brasil ainda não é acessível a todos. No entanto, na hora de buscar uma pós, muitas vezes o profissional já está empregado e mais bem estabelecido financeiramente. Neste caso, é recomendável que ele busque as melhores opções para o curso que pretende fazer, seja no Brasil ou no exterior. Se o executivo está construindo uma carreira ascendente e buscou formação nas melhores escolas, sua perspectiva de sucesso profissional é maior – já não importando tanto a onde fez a primeira graduação.

Cursos de especialização ou aperfeiçoamento ajudam o profissional que quer mudar de área?

Sim, desde que ele conjugue a formação numa área distinta com experiências profissionais na área em que pretende atuar. E para isso talvez precise abrir mão de algumas conquistas, tanto em nível de cargo quanto de salário. É importante frisar que, quando a mudança de área é muito radical, a pessoa terá que dar alguns passos atrás e eventualmente buscar uma nova graduação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]