• Carregando...
 |
| Foto:

Não conseguir um emprego por falta de experiência, não ter experiência por não conseguir um emprego. Situação difícil, não? Se você passa por isso, saiba que não está sozinho. Uma pesquisa recente do portal de carreiras Vagas.com, que entrevistou homens e mulheres entre 14 e 30 anos, mostrou que não ter um trabalho anterior para colocar no currículo é o principal entrave que os jovens encontram quando concorrem a uma vaga no início da carreira. 

Mas especialistas garantem que nem tudo está perdido. Você pode ter um excelente currículo (mesmo que nunca tenha trabalhado). Basta seguir a fórmula certa. A coach Karina Reis explica que currículo sem experiência não precisa ser currículo vazio. Ele deve servir como uma espécie de carta que mostre para a empresa que você é bom para ela por meio de três principais frentes: seu objetivo profissional, características pessoais e conhecimentos técnicos. 

LEIA TAMBÉMJogar golfe pode alavancar sua carreira (mas pode ser outro esporte)

E o que colocar em cada tópico? Pois bem, vamos por partes. Karina aconselha que no topo da página sejam inseridos seus principais dados - nome completo, idade, local onde mora (não necessariamente o endereço todo), perfis sociais, e-mail, telefone etc. Uma espécie de cabeçalho.

O próximo passo é apontar seus objetivos na organização. Por que escolheu aquela área, aquela empresa? Elabore a resposta de maneira criativa.

Aprenda a falar de si mesmo

A outra etapa é falar de você. Das suas competências pessoais. Você é pontual? Dedicado? Criativo? Cite tudo o que você tem de melhor. Mas e se parecer arrogante? A coach responde que o equilíbrio se encontra na maneira como as palavras são colocadas. Nesse sentido, um bom texto é fundamental. 

Por exemplo, em vez de inserir “pontualidade”, “dedicação” e “criatividade” no formato de três tópicos, que tal escrever: “Prezo pelas entregas no tempo exato, procuro investir todo o meu potencial nos projetos em que acredito e busco sempre maneiras novas e resolutivas de executar minhas tarefas”. Pronto! Você consegue sair do clichê, mostrar que tem boa retórica e se expressar em um tom simpático.

Cartas na manga

Você nunca trabalhou? Saiba como ter um bom currículo mesmo assim.

1. Faça cursos rápidos. Se ainda não souber exatamente qual carreira vai seguir, busque opções valorizadas por recrutadores de qualquer área, como aulas de idiomas e informática. Isso vai potencializar (e muito) seu currículo.

2. Seja sucinto e objetivo.

3. Faça uma espécie de cabeçalho com as principais informações sobre você: nome completo, idade, local onde mora (não necessariamente o endereço todo), perfis sociais, e-mail, telefone etc.
4. Organize sua apresentação em três partes: objetivo profissional, características pessoais e conhecimentos técnicos.
5. Evite expor suas competências de maneira genérica. Capriche no texto!

6. Monte um layout criativo que tenha tudo a ver com a empresa na qual você quer entrar.

7. Não tenha receio de falar bem de si mesmo. Apenas saiba como falar. E jamais minta.

8. Confira a gramática . Se possível, peça para alguém revisar.

De acordo com a coach, esse tipo de estratégia te ajuda a se diferenciar dos demais candidatos, já que a maioria chega com um currículo ”engessado”, sem muita novidade. “Os olhos do recrutador brilham quando recebem algo fora do padrão”. Tudo o que puder dar a sua cara ao conteúdo te coloca a frente de muitos na corrida por uma vaga.

Isso tudo é importante não apenas no que tange ao texto, mas também no que diz respeito ao layout. Um bom design faz toda a diferença. “As pessoas precisam perder o medo de falar de si mesmas e aprender a pensar fora da caixa”, diz. Só não vale exagerar demais na inovação, não se esqueça que se trata de um currículo. 

Experiências técnicas são bem-vindas

O último passo é listar suas qualificações profissionais. Trabalhos voluntários e experiências internacionais são muito bem-vindas. Foque também em seu potencial técnico, como o domínio de línguas, ferramentas de informática ou um bom atendimento ao público. Elencar cursos que você tenha feito ou palestras e oficinas das quais tenha participado é outro excelente caminho para chamar a atenção do recrutador. 

Aqui chegamos a um ponto importante: estudos. Se você quer entrar no mercado o quanto antes não deixe de investir em cursos rápidos, mesmo se estiver no Ensino Médio. Karina lembra que há várias alternativas pela internet, algumas delas gratuitas, que certamente vão turbinar seu currículo.

Cursos rápidos para “engordar” o currículo

Caso queira entrar em uma empresa e ainda não sabe exatamente qual carreira seguir, que faculdade deverá cursar mais adiante, não se afobe. Quando for escolher um curso curto, busque aqueles que ofereçam competências necessárias em muitas funções e áreas. Como aulas de inglês ou informática, por exemplo. “Que empresa não quer um funcionário que fala mais de uma língua ou domina bem a tecnologia?”, diz o diretor da rede Prepara Cursos, Guilherme Maynard. 

Guilherme destaca que, embora seja bom que o jovem busque orientação vocacional o mais cedo possível para optar por áreas mais segmentadas e começar logo a crescer profissionalmente, é possível buscar formações menos específicas, enquanto se está em dúvida. “Opte por cursos que contem pontos no seu currículo, independente da área que você for seguir. Mas faça o possível para ter qualificações para mostrar”, diz. 

Outra orientação de Guilherme está relacionada à questão do foco. Um bom currículo deve se direcionar à empresa em que se quer entrar. Está concorrendo a vagas em mais de uma companhia? Readapte o currículo a cada uma delas. Pretende ingressar em uma agência de publicidade? Foque no quão criativo você é. Se a vaga é na área comercial, busque evidenciar seu potencial de persuasão. E o mais importante de tudo, nunca minta. “Tudo o que você escreve mais cedo ou mais tarde será colocado à prova”, lembra Guilherme. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]