• Carregando...

O Procon-PR alerta os consumidores na hora da compra do presente para o Dia dos Pais. Com a aproximação da data, os estabelecimentos comerciais intensificaram a publicidade e promoções.

O coordenador estadual do Procon, Algaci Túlio, orienta que "ao sair para as compras, o consumidor deve ter em mente a real necessidade do produto, evitando comprar por impulso e avaliando bem as ofertas, que algumas vezes são tentadoras".

Para àqueles que estão pensando em dar de presente um telefone celular, o coordenador esclarece que, depois de escolhido o produto, é importante a pesquisa de preços, verificar as formas de pagamentos, a veracidade das promoções, e evitar as compras por impulso.

"Optando pelo telefone celular, deve analisar com cuidado o contrato e as condições do plano oferecido", alerta o coordenador, "pois o presente implica numa despesa adicional no orçamento doméstico".

Na aquisição de produtos elétricos ou eletroeletrônicos, pode ser solicitado ao vendedor que retire o produto da embalagem para uma demonstração de funcionamento. O manual, em português, e o certificado de garantia, preenchido, deverão acompanhar a mercadoria.

Pagamento Solicite descontos para pagamentos à vista; financiando, tenha conhecimento dos juros aplicados e do valor total da compra. Se utilizar cartão de crédito, deve ser cobrado o preço à vista. Quando o pagamento for feito com cheques pré-datados, peça para constar na nota fiscal e o preenchimento dos cheques deve ser nominal à empresa.

A exigência da nota fiscal da mercadoria é muito importante, pois sem ela não será possível efetuar trocas, não haverá garantia do produto e não será possível fazer qualquer reclamação.

O prazo para realizar uma reclamação é de 30 dias para produtos não duráveis, como alimentos e artigos de perfumaria. Para bens duráveis - roupas e eletrônicos - é 90 dias.

AtendimentoO Procon está com atendimento telefônico de segunda à sexta-feira, das 8h30min às 18h, pelo 0800 41 1512; pessoalmente, das 9 às 17h, na Al. Cabral, 187 - Centro, Curitiba.

Consultas e informações também podem ser obtidas pelo "Procon online", no site.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]