• Carregando...
A sede do Facebook em São Paulo tem um ambiente descontraído , com paredes coloridas, estúdio de gravação e áreas de descanso, além de salão de jogos e comida à vontade. | Infomoney/
A sede do Facebook em São Paulo tem um ambiente descontraído , com paredes coloridas, estúdio de gravação e áreas de descanso, além de salão de jogos e comida à vontade.| Foto: Infomoney/

Fundado em 2004 por Mark Zuckerberg e seus colegas da Universidade de Harvard Dustin Moskovitz, Chris Hughes e Eduardo Saverin, o Facebook se tornou uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. E não para por aí: o Facebook também acaba de ser eleito a companhia mais desejada para trabalhar em 2018, segundo o ranking anual do site de carreira norte-americano Glassdoor divulgado em dezembro com 100 companhias

De acordo com o Business Insider, o gigante da tecnologia com sede na Califórnia ganhou consistentemente as melhores posições nos rankings, graças a incríveis vantagens , salários impressionantes e cultura corporativa .

A rede social que começou em um quarto de faculdade é acessada, atualmente, por mais de 1,28 milhão de pessoas todos os dias, sendo 85,8% de usuários situados fora dos Estados Unidos e do Canadá.

LEIA MAIS: Buscando emprego? Startups e pequenas empresas têm mais de 50 vagas abertas

Treze anos depois da criação, a empresa possui 18.770 funcionários espalhados nos 48 escritórios ao redor do mundo, treze deles nos EUA. No Brasil, a empresa está situada na cidade de São Paulo e em Brasília. 

A verdade é que a empresa mais desejada para trabalhar nos EUA também é o sonho de milhares de profissionais brasileiros.

Em junho deste ano, o InfoMoney conheceu o escritório do Facebook na capital paulista. No total, são três andares (dois de escritório e um para eventos), com paredes decoradas e coloridas, restaurante, minicozinhas em diferentes locais, assim como sala de jogos, áreas de descanso e estúdio de gravação.

Restaurante

O Facebook serve a seus funcionários três refeições por dia em seu próprio restaurante: café da manhã, almoço e lanche da tarde. No horário do almoço, entre 12h e 14h, o refeitório é ocupado pelas dezenas de funcionários que se servem à vontade nos buffets de salada, massa, pratos quentes e sobremesa. Com menus que variam durante a semana, os funcionários podem aproveitar o dia do cardápio árabe, japonês, entre outros. Bebidas também podem ser escolhidas nas geladeiras do local.

O teto inacabado, presente em todos os escritórios da marca no mundo, é proposital e é uma lembrança ao fato de que o Facebook não foi criado para ser uma empresa, ou seja, que a “jornada só está 1% concluída”. Em outras palavras, é uma forma de fazer com que os funcionários tenham em mente que nada está terminado, e que todo dia é preciso fazer algo novo, pois a empresa está em um processo contínuo de construção.

Sala de jogos

Seguindo a ideologia de que cada pessoa trabalha de uma forma diferente, o Facebook oferece uma sala de jogos com mesa de pingue-pongue, jogos de tabuleiro, pebolim, videogame e até aulas de Yoga nas quartas-feiras pela manhã. O funcionário pode, ao longo do dia, fazer intervalos e organizar seus horários de forma que renda mais no trabalho.

Minicozinhas

Pelo fato do Facebook acreditar que uma boa alimentação é algo básico e fundamental para todos, o escritório é repleto de pequenas cozinhas, que oferecem bebidas como chás, água de coco, refrigerante, sucos, águas, entre outros. Há também iogurtes, sorvetes, bolachas, barrinhas de cereal, frutas e doces, que podem ser consumidos à vontade.

Ambiente informal

O escritório do Facebook é amplo e separado pelas áreas de atuação da empresa. Nos corredores, diversos adesivos, quadros e paredes coloridas decoram e reforçam a informalidade do ambiente. Sofás, cartazes e balões também marcam presença.

Paredes

Todas as paredes do escritório são coloridas. Algumas delas, porém, acompanham desenhos, grafites e até assinaturas de artistas que visitaram o escritório.

Mesas ajustáveis

Todas as mesas do escritório do Facebook são ajustáveis e controladas por meio de um controle remoto embutido. O funcionário pode, desta forma, escolher qual a melhor altura de sua mesa e ainda, optar por trabalhar sentado ou em pé.

Salas de reunião

O Facebook conta com diversas salas de reunião, com nomes sugeridos e votados pelos próprios funcionários. As primeiras construídas no escritório possuem referências de São Paulo: Ibira, Paulista, Brigadeiro. As mais novas, por outro lado, foram nomeadas depois de memes da internet, famosos e programas de TV: “Eita, Giovana”, “Miga, sua loka”, Hebe Camargo, Elis Regina, “Sanduichi, ichi”, são algumas delas. As reservas das salas, por sua vez, acontecem por meio de um totem localizado na porta, que mostra a disponibilidade da sala e permite agendamento de horários.

Sala de amamentação

Para bebês em fase de amamentação, o Facebook disponibiliza uma sala reservada para as mães, com poltrona, geladeira, brinquedos e artigos de higiene. Além disso, somente pessoas autorizadas podem acessar o ambiente.

Espaço de eventos

No primeiro andar fica localizado o espaço de eventos do Facebook. Inaugurado no começo deste ano, o local permitiu que eventos passassem a ser realizados no próprio escritório da empresa. A Kombi, situada em uma espécie de lounge do andar, representa um projeto social do Facebook, que promovia workshops da marca, como técnicas para utilizar a ferramenta, etc, nas favelas do Rio de Janeiro.

Media Lab

O laboratório para produção de vídeos do Facebook foi inaugurado este ano e foi desenvolvido para a gravação de vídeos, programas e realização de eventos no escritório.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]