• Carregando...
Site Reclame Aqui contrata mulheres com 50 anos ou mais gera polêmica nas redes sociais. | Reprodução/Facebook Reclame Aqui/
Site Reclame Aqui contrata mulheres com 50 anos ou mais gera polêmica nas redes sociais.| Foto: Reprodução/Facebook Reclame Aqui/

Quem disse que não existe trabalho após completar meio século de vida? O site Reclame Aqui, responsável pela divulgação e tratamento de reclamações de consumidores com empresas, promoveu entre os dias 23 de março e 3 de abril um processo seletivo para candidatas de 50 anos de idade ou mais.

Inicialmente, seria apenas uma vaga disponível: recepcionista da empresa em São Paulo. Após finalizar o processo, o site resolveu contratar duas senhoras, abrindo uma vaga extra na área de Recursos Humanos, conforme informações da assessoria de imprensa da empresa.

LEIA MAIS sobre Carreira

Como a nova Lei da Terceirização pode influenciar a sua carreira

Marinha abre concurso público com 64 vagas

Após divulgar a oportunidade no Facebook e na página do Reclame Aqui, mais de 5 mil currículos foram recebidos. As principais exigências da vaga eram boa comunicação e cadastro ou no Facebook ou Twitter.

Presidente do site, Mauricio Vargas conta como surgiu a iniciativa. “A ideia partiu de mim. Tenho 55 anos e percebo muitas pessoas com talento precisando de emprego. São pessoas com muita experiência. Recebemos currículos de professores aposentados de universidades aceitando salários de R$ 2.000. Precisamos aproveitar esses talentos”, afirma.

Após a avaliação de currículos, 20 senhoras foram selecionadas previamente. Em uma nova triagem e avaliação, cinco candidatas foram chamadas para entrevistas presenciais.

Talentos acima dos 50

A postagem de divulgação da vaga reforçava a importância da recolocação de profissionais que, tipicamente, têm dificuldades de recolocação devido a idade:

“A sua mãe, a sua tia, a sua vizinha também pode fazer parte do Reclame AQUI, na sede na cidade de São Paulo. Nós estamos atrás de uma profissional, acima de 55 anos, que procura por uma recolocação e que o mercado talvez não esteja dando oportunidades de trabalho no momento, para ajudar a gente na nossa recepção com amor, alegria e a mesma paixão que nós conduzimos o dia a dia do ReclameAQUI”, destacou a publicação inicial da vaga no Facebook.

O engajamento da ação foi positivo na avaliação do Reclame Aqui. Ao todo, mais de 16 mil pessoas curtiram a primeira postagem sobre a vaga no Facebook, com 7,7 mil comentários e 17 mil compartilhamentos. A divulgação alcançou mais de 2 milhões de pessoas, segundo a assessoria de comunicação do site.

Ação rendeu críticas e elogios ao site

Apesar de a maioria dos internautas elogiarem a iniciativa, o anúncio da vaga não agradou a todos os internautas. Alguns criticaram, principalmente, o fato de a imagem da campanha estampar uma senhora aparentemente mais velha do que a faixa solicitada pelo Reclame Aqui.

“A imagem reflete uma senhora de uns 80 anos. Vamos refletir, esse tipo de anúncio apenas contribui para o preconceito contra a trabalhadora brasileira mais velha, capaz, educada, qualificada, preparada e na luta por seu lugar no mercado de trabalho”, opinou a internauta Deia Lima Farrell.

“Estamos na era pós-moderna e ainda somos obrigadas a conviver com ícones como este no cartaz da Reclame Aqui. Sou mãe e avó de 61 anos e esse ícone não tem nada a ver comigo nem com minhas amigas da mesma idade”, escreveu a internauta Madalena Borges.

Por outro lado, homens e mulheres destacaram o lado positivo da campanha. “Só me resta aplaudir tamanha nobreza do Reclame Aqui. Parabéns, é assim que começamos a mudar o mundo”, relatou o internauta Renato Leão Carvalho. “Que bom uma empresa como essa, tão autêntica, tão versátil, ter uma visão tão grande sobre as pessoas mais idosas como eu: 60 anos, aposentada, ativa na área de vendas, porém, sem emprego no momento. Difícil encontrar recolocação”, postou Marta Battaglia.

O presidente do site leva as críticas na esportiva. “Eu acho isso normal e mostra que a iniciativa foi um sucesso. Com mais de 2 milhões de pessoas alcançadas, sempre aprecem reclamações. Mas é uma jogada de marketing e não nos preocupamos com as críticas: temos mais de 14 mil reclamações no nosso próprio site contra o Reclame Aqui”, revela Mauricio Vargas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]