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As vendas reais dos supermercados em novembro caíram 3,31% na comparação com outubro. Na comparação com novembro de 2004, a queda é de 2,33%. Os valores foram deflacionados pelo IPCA. No acumulado de janeiro a novembro, o setor apresenta aumento de 1,23% nas vendas reais, segundo balanço da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

De acordo com a entidade, a redução em relação a outubro pode ser atribuída ao calendário, já que novembro teve 30 dias e quatro fins de semana, contra 31 dias e cinco fins de semana de outubro. Para a Abras, o baixo poder aquisitivo da população, o desemprego e as altas taxas de juros inviabilizam investimentos produtivos e dificultam o acesso ao crédito, gerando impacto negativo nos resultados do setor.

Em novembro, a Abras/Mercado, cesta composta por 30 produtos de grande consumo, apresentou alta de preço de 1,93% na comparação com outubro, passando de R$ 193,01 para R$ 196,74. As maiores altas foram registradas na batata (65,38%), tomate (46,35%), cebola (27,58%). As principais quedas foram detectadas nos preços do xampu (-3,94%), mussarela (-3,37%) e papel higiênico (-3,24%).

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