• Carregando...

O mês de julho registrou o melhor índice no movimento de passageiros em vôos domésticos desde 2001, quando a demanda cresceu 26% em relação ao mesmo mês em 2004. Segundo dados do Departamento de Aviação Civil (DAC), divulgados pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), mais de 3,4 milhões de passageiros foram transportados em julho entre destinos nacionais, face a 2,7 milhões em 2004. No período de janeiro a julho de 2005, a expansão foi de 16%, comparado ao mesmo período de 2004.

Nas linhas internacionais operadas pelas empresas brasileiras, o tráfego de passageiros também cresceu em julho, 7,6% a mais do que os números apurados no mesmo mês do ano passado. Nos vôos para o exterior, as empresas brasileiras transportaram aproximadamente 2,4 milhões de pessoas, contra 2,2 milhões em 2004. Com o resultado, as rotas internacionais registraram uma expansão de 11,8% no acumulado de janeiro e a julho de 2005 em comparação com 2004.

A taxa de aproveitamento dos vôos no mês em estudo chegou a 78% nas rotas nacionais - em 2004, foi de 72% - o que contribuiu para uma média de 70% de janeiro a julho O resultado mostra um salto de seis pontos percentuais em relação aos 64% nos primeiros sete meses de 2004.

Para o presidente do Snea, George Ermakoff, o crescimento verificado deve-se à expansão da oferta - que foi de 15% em julho - e à redução no valor cobrado pelos bilhetes.

"Há maior competição entre as empresas e esforço de redução de custos, o que acaba atraindo mais passageiros. Os números também refletem o crescimento da economia e a ampliação da frota, que teve incremento de 15,4% em julho", disse, em comunicado enviado pelo Snea.

Vale lembrar que a entrada em operação da WebJet, que começou a operar no dia 12 de julho seguindo o modelo "baixos custos, baixos preços" deflagrou uma verdadeira batalha pela preferência dos viajantes em vôos domésticos, em pleno mês de férias.

Em menos de um mês no ar, a WebJet registro 0,5% de participação nos vôos domésticos, tendo transportado 13 mil passageiros e conseguindo, em seu primeiro mês de operação, 59% de ocupação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]