• Carregando...
 | Pixabay/
| Foto: Pixabay/

Demissões em massa, cortes em concursos públicos, índices recordes de desemprego. Não é difícil entender porque o cenário é tão assustador tanto para quem está sem trabalho quanto para quem já ocupa uma vaga. Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por exemplo, mostrou que o medo de perder o emprego em abril deste ano foi o maior registrado no Brasil desde 1999.

Siga a Gazeta do Povo no Linkedin

Foi de olho neste contexto que o comandante da Embraer e consultor de carreira Sady Bordin escreveu o livro “Vencendo a crise”, com dicas para quem quer entrar em uma empresa, trocar ou manter um cargo.

No trabalho publicado pela editora Best Business o selo de negócios da Editora Record - o gaúcho de Porto Alegre, radicado em Curitiba, dá 100 conselhos profissionais para driblar as dificuldades do mercado.

O autor enumera uma série de citações de gente famosa para reforçar sua argumentação, com referências que vão de Peter Drucker a Avril Lavigne. As dicas também são bem abrangentes: Bordin aborda formas de manter o otimismo, cuidar da própria saúde, estar atento à aparência em uma entrevista e priorizar o profissionalismo.

A quem está procurando trabalho, o escritor reserva oito capítulos inteiros.

Confira as 10 principais dicas do autor para conseguir uma vaga:

Se conheça

Responda com clareza a pergunta “quem sou eu?”. Você prefere trabalhar em equipe ou sozinho? Lida bem com a instabilidade? É metódico ou gosta de improvisar? Vai ser a partir de uma autoanálise apurada que você vai conseguir planejar os próximos passos da sua carreira. “Seu sucesso e realização dependerão do casamento perfeito entre um ambiente de trabalho que seja receptivo às suas características, caso contrário, você até poderá ter sucesso, mas jamais será realizado”, escreve o autor.

Não fale que está desempregado, diga que está sem emprego

Para Bordin, a palavra desempregado tem um peso ruim que pode desmotivar as pessoas. E, como manter a autoestima em alta é essencial em um período tão difícil, o autor aconselha que se comece a usar o termo ‘sem emprego’. “Soa menos dolorido. Passa a ideia de que é algo passageiro”, justifica.

Prepare uma lista das empresas alvo

Na visão do consultor, sair distribuindo currículos sem um planejamento está entre os maiores pecados da busca por um emprego. Por isso, monte uma lista das empresas em que você mais gostaria de trabalhar. Faça uma pesquisa em sites de sindicatos, associações comerciais e industriais, prefeituras e, claro, no Google. Busque saber como é feita a seleção em cada organização, porque isso varia de empresa para empresa – algumas recebem currículos pessoalmente ou por e-mail. Outras solicitam cadastros na internet. Fique atento a isso e foque em cada etapa do processo.

Faça um controle de envio e entrega de currículos

Elabore uma planilha no Excel para controlar o envio dos currículos. Abra uma coluna com o nome da empresa, nome do contato e o tipo de envio (e-mail, cadastro ou pessoalmente). “Isso é fundamental para você não enviar seu currículo duas vezes para o mesmo lugar e não deixar de fora nenhuma empresa da lista”, diz Bordin. Além disso, segundo explica o especialista, esse controle ajuda a não esquecer de mandar versões atualizadas do currículo.

Não fale mal de quem quer que seja

“Responda rápido: o que alguém tem a ganhar falando mal de outra pessoa?”, questiona o autor. De acordo com Bordin, comentários maldosos podem esbarrar em alguém que conhece a pessoa criticada e, quem sabe, chegar a ela e magoá-la. Isso tende a limitar sua rede de contatos. Além disso, a maledicência pode dar a entender que você é fofoqueiro e pouco confiável. “Quando lhe pedirem a opinião sobre uma pessoa, só se manifeste se a resposta for elogiosa. Caso contrário, desconverse ou mude de assunto”, aconselha.

LIVRO

Vencendo a crise - 100 dicas para conseguir, manter ou trocar de emprego
Autor: Sady Bordin
Editora: Best Business
Ano: 2016
Páginas: 224
Preço: R$ 27,90

Acorde cedo, saia de casa, circule

Se está sem emprego, não fique em casa de pijama. É preciso circular, estabelecer uma rotina para se sentir vivo e motivado. “Como bem lembrou o jornalista e escritor George Horace Lorimer, você tem que acordar cada manhã com determinação para ir para a cama com satisfação”, cita Bordin.

O autor orienta que se caminhe com regularidade, vá ao cinema, ao teatro, busque palestras gratuitas, acompanhe os jornais e tome um café da manhã. Visitar o calçadão da sua cidade ou fazer passeios à beira-mar, caso tenha a oportunidade, pode até ajudar a ter boas ideias.

Prefira o contato pessoal

Por falar em sair de casa, o consultor lembra que é sempre melhor fazer um contato pessoal com a empresa em que você quer trabalhar do que simplesmente enviar e-mails. Quando possível, tente marcar um horário com a pessoa que pode ser a ponte para seu próximo emprego, mesmo se morar em outra cidade. “Se você for pedir alguma coisa para alguém pessoalmente, frente a frente, olho no olho, a chance de você receber um “sim” será muito maior do que se tivesse feito o mesmo pedido por telefone”, escreve.

Aproveite os trampolins profissionais

Bordin dedica um capítulo todo do livro para dar dicas de possíveis trampolins na hora de conseguir um trabalho. O especialista lembra que nem sempre o tradicional caminho dos anúncios é o melhor para o momento. Aproveitar oportunidades momentâneas pode ser muito eficaz para conseguir um registro na carteira. Entre as possibilidades, o autor destaca atividades voluntárias, atuações como consultor e até o trabalho de conclusão de curso. Além de ampliar sua rede de contatos, experiências assim te dão a oportunidade de mostrar suas competências para o mercado.

Cuidado com a postura corporal durante a entrevista

Seus gestos falam muito sobre você. Por isso, o escritor aconselha que o candidato se atente à própria postura quando for participar de uma entrevista. Cuidados como desligar o celular antes de entrar na empresa, sorrir para o entrevistador com um aperto de mão firme são aspectos muito importantes.

Entre a lista do que não se deve fazer, Bordin ressalta que é bom não reclinar o corpo para trás, não colocar a bolsa sobre a mesa, não olhar diretamente nos olhos do entrevistador por longos períodos, não roer as unhas, não ficar conferindo a hora e evitar cruzar os braços.

Retorne ligações e e-mails

Retorne todos os e-mails e telefonemas que receber. O contrario, além de deselegante, é falta de consideração com quem te procurou, segundo o consultor. “Talvez você não queira falar com determinada pessoa naquele momento ou a julgue chata, mas ela pode estar querendo lhe fazer um convite interessante ou alguma proposta profissional. Não seja arrogante”, destaca.

Cheque sua caixa de spam, fique atento a tudo o que chega e responda. “um simples ‘OK, recebido’, ‘sem problemas’ ,‘obrigado’ é mais que suficiente”, diz Bordin.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]