• Carregando...
 | Divulgação/
| Foto: Divulgação/

O eBay é a empresa de tecnologia que mais emprega mulheres no mundo, com um contingente feminino de 47%. É o que aponta um relatório recente da consultoria de pesquisa salarial PayScale.

Siga a Gazeta do Povo no LinkedIn

O estudo utilizou informações fornecidas pelas próprias companhias, avaliando dados de 33,5 mil funcionários.

O e-commerce estadunidense que está no topo da lista, possui uma das mais conhecidas políticas de equidade de gênero do setor e, segundo a presidente de recursos humanos, Kristin Yetto, conseguiu igualar integralmente os salários entre funcionários e funcionárias nos Estados Unidos.

Salários

A desigualdade no setor de tecnologia também aparece na remuneração. Segundo uma pesquisa do site de avaliação de empresas Glassdoor, realizada nos Estados Unidos, 75% dos cargos na área apresentam diferenças salariais acima da média do país.

Para o economista-chefe do site, Andrew Chamberlain, estes contrastes não se justificam meramente em escolhas distintas entre homens e mulheres. Para ele, há diversas variáveis que precisam ser ponderadas. De acordo com o estudo da página, por exemplo, as diferenças também existem quando se analisa um mesmo ramo. No de programação, a disparidade é de 28,3%. Uma arquiteta de software recebe 10.6% a menos do que um homem no mesmo cargo.

Em nível internacional, a companhia caminha para o mesmo índice: 99.4% das mulheres ganham o mesmo que homens de mesmo cargo, país e nível educacional. “Em 2017, ainda incluiremos o fator étnico em nossos estudos de equidade de remuneração”, informou Kristin em nota para o site da empresa.

Entre as multinacionais do ranking, também aparecem o Linkedin (42%) e a Apple (31%). Com um porcentual feminino de 30% em seu quadro, o Google é outra organização que integra a lista e aparece empatado em 6º lugar com a Salesforce. A líder de buscas é uma das empresas que mais têm trabalhado para eduzir o abismo entre homens e mulheres no setor de tecnologia.

Com o objetivo de diminuir a desigualdade de gênero no mercado, a empresa mantém o Women Techmakers, que promove um dia de conscientização com uma série de eventos sobre o assunto (o Women’s Day), encontros referentes ao tema (o Women Techmakers Meetups), além de cursos.

Discrepância

Os dados mostram que, mesmo nas empresas com maior presença feminina, a desigualdade ainda persiste, já que nem mesmo a organização com mais mulheres – o eBay – conseguiu estabelecer um contingente pessoal plenamente igualitário. Outro estudo da PayScale mostrou que apenas 21% dos cargos de executivos no setor são ocupados por mulheres. O percentual é de 32% nos postos de diretoria, 28% de supervisão e 32% no campo operacional.

Confira o ranking completo de empresas de tecnologia com maior presença feminina:

1º) eBay

Porcentagem de mulheres: 43%

2º) LinkedIn

Porcentagem de mulheres: 42%

3º) Samsung

Porcentagem de mulheres: 37%

4º) Facebook (empatado)

Porcentagem de mulheres: 32%

4º) HP (empatado)

Porcentagem de mulheres: 32%

5º) Apple

Porcentagem de mulheres: 31%

6º) Salesforce (empatado)

Porcentagem de mulheres: 30%

6º) Google (empatado)

Porcentagem de mulheres: 30%

7º) Oracle

Porcentagem de mulheres: 29%

8º) Adobe

Porcentagem de mulheres: 28%

9º) Microsoft

Porcentagem de mulheres: 27%

10º) Amazon

Porcentagem de mulheres: 26%

11º) Intel (empatado)

Porcentagem de mulheres: 25%

11º) IBM (empatado)

Porcentagem de mulheres: 25%

12º) Cisco

Porcentagem de mulheres: 23%

13º) Qualcomm (empatado)

Porcentagem de mulheres: 20%

13º) Tesla (empatado)

Porcentagem de mulheres: 20%

14º) SpaceX

Porcentagem de mulheres: 14%

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]