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O salário médio dos profissionais com mestrado e doutorado no Brasil está 107% acima do recebido por quem terminou apenas o curso de graduação e essas pessoas, com o aumento de renda, buscam demandas que, antes, ainda não procuravam. É aí que os empreendedores podem se especializar, oferecendo serviços e produtos que se adequem à renda e às vontades desse público. Os dados sobre a remuneração têm como base Censo 2010 do Instituto Brasileiro Geografia e Estatística (IBGE), divulgado no fim de abril.

De acordo com José Renato Specht, professor de Empreendedorismo no curso de Administração da Unicuritiba, o empreendedor deve conhecer melhor o estilo de vida desse público para buscar um nicho que possa ser atendido. Entretanto, pontua o professor, serviços que tragam facilidades ao consumidor é um segmento que desponta atualmente. "É uma tendência oferecer facilidades, em relação à compra e à entrega. Se essa conveniência vir aliada à tecnologia, pelo smartphone, por exemplo, tende a ser ampliado o acesso", ressalta.

Esses profissionais com pós-graduação, segundo Specht, tendem a valorizar experiências culturais. Por essa razão, os empreendedores podem ter boas opções em pacotes diferenciados de viagens ao exterior e ainda uma escola de idioma, para aprimorar uma segunda língua ou para o conhecimento de outros idiomas.

Mas não são apenas os pós-graduados que são o foco de novos negócios. Os filhos deles também podem se tornar um público-alvo interessante. Com uma renda maior, diz o professor, os pais visam antecipar as experiências que eles tiveram e oferecer aos filhos uma melhor educação. "Por isso, uma escola bilíngue ou de idiomas é uma opções para acelerar o estudo, o que os pais pós-graduados procuram. Os empreendedores precisam conhecer o consumidor, oferecendo produtos e serviços focados neste público", analisa Specht.

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