As paranaenses Grupo Positivo, Positivo Informática e América Latina Logística (ALL) foram vencedoras em três categorias do Prêmio Destaque no Marketing 2009, promovido pela Associação Brasileira de Marketing e Negócios (ABMN). Com o projeto Vagão do Conhecimento, a ALL levou o prêmio de Responsabilidade Social. O reposicionamento de marca da Positivo Informática, que buscou ganhar mercado nas classes A/B, valeu à empresa o primeiro lugar na categoria Gestão Empresarial. O Grupo Positivo ainda ganhou o prêmio de marketing institucional, por uma campanha iniciada há dois anos para reestruturar a área de marketing.
"Foi um trabalho muito intenso e de resgate de algumas ações e valores que devem nortear o trabalho de marketing de um grupo empresarial que tem o seu DNA na educação", afirma Rogério Mainardes, superintendente corporativo de marketing do Grupo Positivo. "Neste tempo também promovemos uma maior presença de nossa marca em todo o país, pois já somamos mais de 3,5 mil escolas que utilizam nossa metodologia de ensino e estamos presentes em cerca de 1,5 mil municípios brasileiros, levando educação de qualidade e tecnologia educacional", completa.
Segundo César Aymoré, diretor de marketing da Positivo Informática, o grande diferencial para reposicionar a marca foi ir além do marketing e das campanhas publicitárias e optar por desenvolver novos produtos. "Contratamos pesquisas de mercado, ouvimos atentamente o que o consumidor queria e estava disposto a pagar e lançamos nada menos do que oito famílias de produtos, de desktops a notebooks, incluindo aí os netbooks. Isso tudo permeado por uma linguagem simpática e próxima do consumidor. Deu certo, como a liderança consecutiva há cinco anos nos mostra", diz ele. A empresa também fortaleceu a equipe de promotores de pontos de venda e desenvolveu um call center próprio para contato com os clientes.
Responsabilidade social
O projeto que deu a vitória à ALL na categoria Responsabilidade Social surgiu da necessidade de atuar mais próximo das comunidades onde a empresa atua. Como a empresa está presente em seis estados diferentes, conta Carolina Goulart, responsável pelo Instituto ALL de Educação e Cultura, era preciso criar um projeto itinerante. A ideia resultou no Vagão do Conhecimento, um vagão de trem que tem capacidade para receber 100 crianças por dia. Em parceria com as secretarias de Educação das cidades por onde passa, o vagão oferece oficinas com materiais recicláveis e aulas de informática. "As crianças levam um material reciclado e depois os professores do Vagão ensinam a montar um brinquedo com esse material. A ideia é realmente trabalhar a consciência ambiental das crianças" diz Carolina. O Vagão do Conhecimento já passou por mais de 90 cidades e atendeu 40 mil crianças.
Mais imposto aos estados, mais poder aos prefeitos: reforma mexe com herança, IPVA e IPTU
Estatais no vermelho: sob Lula, empresas federais voltam a ter déficit
Agro brasileiro vai conquistar mais um pódio e com o dobro de produtividade dos EUA
Economistas veem risco de “contabilidade criativa” em fundo do governo para o ensino médio