O Grupo Positivo está lançando dois projetos, com os quais pretende estender sua atuação no segmento de educação corporativa para além das fronteiras do estado. O grupo atua no segmento há seis anos mas, até então, apenas por meio de parceria com empresas de Curitiba e, mais recentemente, Joinville (Santa Catarina). Os dois projetos batizados de "Corporação do Século XXI" e o "Programa Positivo de Educação Corporativa" são resultado de parcerias entre a Positivo Informática e o Centro Universitário Positivo (Unicenp) e estão sendo lançados durante a HSM ExpoManagement 2007, um dos principais eventos para executivos do país, que começou ontem em São Paulo (SP) e termina amanhã.
"Identificamos que o segmento educação corporativa é o que mais cresce na área, inclusive se comparado com o mercado de ensino a distância", diz o vice-presidente de tecnologia educacional da Positivo Informática, André Caldeira. "Há uma demanda muito grande por serviços, não só por empresas que mantêm universidades corporativas, mas também por pequenas e médias que desenvolvem treinamentos de curto prazo."
A "Corporação do Século XXI" é um conjunto de soluções e ferramentas para treinamento, desenvolvido pela área de tecnologia educacional da Positivo Informática. Ele inclui, entre outras ferramentas, um portal de capacitação corporativa, pelo qual o conteúdo poderá ser repassado aos funcionários. "Esse conteúdo pode ser desenvolvido pela própria empresa, ou então em parceria e com a certificação do Unicenp."
Caldeira prefere não divulgar o valor investido no projeto, mas acredita que agora o grupo tem um portfólio para atender às diversas demandas das áreas de recursos humanos. "Temos o know how, o conceito. A questão comercial vai depender do número de funcionários, do modelo e do tempo de duração dos cursos."
De acordo com o coordenador dos cursos de pós-graduação do Unicenp, Armando Rasoto, a expansão dos programas de educação corporativa para fora do Paraná foi possível justamente por causa desse respaldo tecnológico, combinado com a experiência do grupo na área. Sem revelar nomes, o coordenador diz que existem grandes grupos educacionais que já demonstraram interesse em lançar projetos em conjunto com o Positivo. Em um primeiro momento, a empresa deve buscar novos negócios em Santa Catarina e em São Paulo.
Rasoto explica que os programas são customizados, ou seja, elaborados de acordo com as necessidades práticas de cada empresa, para cursos de MBA, pós-graduação, especialização ou de atualização em setores específicos. "Em geral, desembocamos em projetos de conclusão de curso que são aplicados nas próprias companhias."
Nos últimos seis anos a Positivo teve cerca de 600 alunos corporativos, de empresas como Volvo, TIM, HSBC, Correios e Bosch. O primeiro contrato fora do Paraná foi assinado com a Embraco, de Joinville.
Segundo o último levantamento do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), de 2006, 41 empresas brasileiras têm projetos de educação número 40% maior do que havia sido registrado na pesquisa anterior, de 2004. O setor de serviços é o que mais investe em educação corporativa. Segundo o MDIC, 39% do total das companhias atua nessa área.
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