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O Grupo Positivo está lançando dois projetos, com os quais pretende estender sua atuação no segmento de educação corporativa para além das fronteiras do estado. O grupo atua no segmento há seis anos mas, até então, apenas por meio de parceria com empresas de Curitiba e, mais recentemente, Joinville (Santa Catarina). Os dois projetos – batizados de "Corporação do Século XXI" e o "Programa Positivo de Educação Corporativa" – são resultado de parcerias entre a Positivo Informática e o Centro Universitário Positivo (Unicenp) e estão sendo lançados durante a HSM ExpoManagement 2007, um dos principais eventos para executivos do país, que começou ontem em São Paulo (SP) e termina amanhã.

"Identificamos que o segmento educação corporativa é o que mais cresce na área, inclusive se comparado com o mercado de ensino a distância", diz o vice-presidente de tecnologia educacional da Positivo Informática, André Caldeira. "Há uma demanda muito grande por serviços, não só por empresas que mantêm universidades corporativas, mas também por pequenas e médias que desenvolvem treinamentos de curto prazo."

A "Corporação do Século XXI" é um conjunto de soluções e ferramentas para treinamento, desenvolvido pela área de tecnologia educacional da Positivo Informática. Ele inclui, entre outras ferramentas, um portal de capacitação corporativa, pelo qual o conteúdo poderá ser repassado aos funcionários. "Esse conteúdo pode ser desenvolvido pela própria empresa, ou então em parceria e com a certificação do Unicenp."

Caldeira prefere não divulgar o valor investido no projeto, mas acredita que agora o grupo tem um portfólio para atender às diversas demandas das áreas de recursos humanos. "Temos o know how, o conceito. A questão comercial vai depender do número de funcionários, do modelo e do tempo de duração dos cursos."

De acordo com o coordenador dos cursos de pós-graduação do Unicenp, Armando Rasoto, a expansão dos programas de educação corporativa para fora do Paraná foi possível justamente por causa desse respaldo tecnológico, combinado com a experiência do grupo na área. Sem revelar nomes, o coordenador diz que existem grandes grupos educacionais que já demonstraram interesse em lançar projetos em conjunto com o Positivo. Em um primeiro momento, a empresa deve buscar novos negócios em Santa Catarina e em São Paulo.

Rasoto explica que os programas são customizados, ou seja, elaborados de acordo com as necessidades práticas de cada empresa, para cursos de MBA, pós-graduação, especialização ou de atualização em setores específicos. "Em geral, desembocamos em projetos de conclusão de curso que são aplicados nas próprias companhias."

Nos últimos seis anos a Positivo teve cerca de 600 alunos corporativos, de empresas como Volvo, TIM, HSBC, Correios e Bosch. O primeiro contrato fora do Paraná foi assinado com a Embraco, de Joinville.

Segundo o último levantamento do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), de 2006, 41 empresas brasileiras têm projetos de educação – número 40% maior do que havia sido registrado na pesquisa anterior, de 2004. O setor de serviços é o que mais investe em educação corporativa. Segundo o MDIC, 39% do total das companhias atua nessa área.

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