i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Depoimento

Praia de pedra? Prefiro Matinhos!

  • PorMarco Sanchotene, especial para a Gazeta do Povo
  • 25/09/2010 21:04

Se existe algo que o curitibano não estranha em Londres é o clima. Está bem, ele é um pouco menos quente no verão e um tanto mais frio no inverno (afinal, aqui tem neve), mas as pessoas usam as mesmas qualidades para defini-lo: tempo louco, indeciso, chato. É comum ter as quatro estações num dia só. No resto do país a história não muda muito não. Mas não é só por isso que o hábito de ir para a praia por aqui não é tão arraigado como no Brasil. É que não é fácil encontrar praias tradicionais, com areia. Geralmente é de pedra. É, pedra, como se fosse uma praia de brita. Dar aquele passeio descalço de fim de tarde fica meio complicado. Melhor ir de sandália. E a brisa é sempre gelada e a água, fria.

Pude conhecer isso em pessoa uma vez que fui para Brighton, a 50 minutos de Londres de trem, a praia mais próxima daqui. É claro que há um clima de balneário. A cidade é pequena, existe aquele centrinho com lojas típicas de beira-mar onde tudo acontece, muitas gaivotas por cima dos prédios. E eles bem que se esforçam, pois transformaram um antigo trapiche em um parque de diversões, com cassino, cafés, restaurantes e bares também. Barraquinhas vendem frutos do mar recém-pescados. Mas praia de pedra... é meio estranho, não é? Dá saudades de Matinhos. Acho que é por isso que a Inglaterra não é famosa por suas praias e que os ingleses preferem ir para climas mais estáveis. Aliás, as famílias que podem arcar com os custos de uma casa de praia por aqui geralmente compram uma no exterior. É comum ver nos classificados dos jornais londrinos anúncios de casas de praia na Croácia, na Grécia, na Jamaica... e por aí vai. Então se os ingleses estão redescobrindo suas praias só pode ser por falta de dinheiro mesmo!

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.