• Carregando...
O Smart foi um dos carros que teve o preço corrigido acima da média | Fotos: Divulgação/Smart
O Smart foi um dos carros que teve o preço corrigido acima da média| Foto: Fotos: Divulgação/Smart

A despeito das notícias dando conta que montadoras de veículos reduziram os preços de alguns de seus modelos, na prática, para o consumidor final, eles subiram em média 0,4% em janeiro. É o que constatou pesquisa realizada pela AutoInforme (Agência de Informação do Automóvel), com números da Molicar - empresa de pesquisas e publicação de preços de veículos nos principais centros econômicos do Brasil.

Segundo a pesquisa, a Ford lançou o EcoSport 2011 com preços até R$ 3 mil mais baixos. Outras empresas também baixaram o preço oficial dos seus carros, como a Nissan e a Kia. Mas isso não resultará em menores preços para o consumidor em 2010, afirma o levantamento. A explicação dada pelos responsáveis pela pesquisa é a de que o movimento de redução atinge os chamados preços oficiais e não os preços na ponta do varejo.

"Trata-se apenas de uma adaptação da tabela, que estava com número bem acima dos praticados no mercado", segundo a pesquisa. O resultado do primeiro levantamento no ano mostra que enquanto os preços oficiais caem, os preços praticados sobem. E neste caso, o aumento foi de 0,4%, em média, só em janeiro, o quarto desde outubro de 2008. O aumento dos preços em janeiro, no entanto, foi alavancado por poucas marcas. Apenas 10 registraram aumento de preços, enquanto as outras 32 tiveram queda no mês.

De acordo com a AutoInforme, o Smart e o Míni Cooper, que comercializam menos de 100 unidades mensais no Brasil, tiveram os maiores aumentos de preço em janeiro. Os preços do Smart subiram 7,15% e o Míni Cooper 3,68%.

Mas foi o aumento dos carros da Volks - pelo alto volume de vendas - que mais afetou o preço médio no mês. Os modelos da marca tiveram um aumento de 2,24% em janeiro. Os carros da Hyundai subiram bem acima da média, 2,16%, e também contribuíram para o aumento de 0,4% do carro zero em janeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]