• Carregando...

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro subiu para 2,7% em março, em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo informou nesta sexta-feira a agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. Esta é a maior taxa anual desde outubro de 2008, quando a inflação havia sido de 3,2%. Em fevereiro, o CPI havia subido 2,4% ante fevereiro de 2010. A zona do euro reúne os 17 países que utilizam o euro como moeda.

Economistas esperavam que o índice registrasse alta anual de 2 6% em março - mesmo patamar da estimativa anterior. Na comparação com fevereiro deste ano, o CPI apresentou taxa de inflação de 1,4% em março. Em fevereiro ante janeiro, a taxa havia sido de 0,4%. O resultado de março, puxado pela alta sazonal dos preços de vestuário, calçados, combustível e óleo de calefação, representou o maior aumento mensal desde que os números começaram a ser compilados, em 1996. O aumentou mensal também superou as previsões dos economistas, que esperavam taxa de 1,3%.

Em um sinal de que as pressões inflacionárias subjacentes estão aumentando, a Eurostat informou que o núcleo do CPI - que exclui os itens voláteis da energia, alimentos, álcool e tabaco - acelerou para 1,3% em março, em bases anuais, ante 1% em fevereiro, alcançando o maior nível desde agosto de 2009. Na comparação com o mês anterior, o núcleo do índice também teve alta recorde, de 1,4%. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]