• Carregando...

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Reino Unido subiu 4,0% em março, na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou hoje o Escritório para Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês). Em fevereiro, na mesma base de comparação, o CPI havia registrado inflação anual de 4,4%. Economistas esperavam que a inflação de março voltasse a ser de 4,4%.

O ONS afirmou que a desaceleração da inflação foi provocada pelos preços mais baixos dos alimentos e das bebidas não alcoólicas. Entre fevereiro e março, houve queda de 1,4% nos preços dos alimentos, a maior baixa mensal desde o período entre junho e julho de 2007.

Balança comercial

O déficit comercial do Reino Unido diminuiu em fevereiro, na medida em que as exportações aumentaram para o nível mais alto desde que os dados começaram a ser registrados pelo segundo mês consecutivo. O déficit comercial de bens do Reino Unido com o resto do mundo caiu 12,8% em fevereiro, para 6,8 bilhões de libras, ante 7,8 bilhões de libras em janeiro, informou o Escritório Nacional de Estatísticas. O dado de janeiro foi revisado em alta.

O resultado de fevereiro foi o menor desde o mesmo mês do ano passado, quando totalizou 6,5 bilhões de libras de déficit. Economistas esperavam um aumento do déficit para 7,8 bilhões de libras em fevereiro.

As exportações aumentaram em 300 milhões de libras (1,3%) em fevereiro ante janeiro, para 25,1 bilhões de libras, enquanto as importações recuaram em 700 milhões de libras (2,2%), para 31,9 bilhões de libras.

Portugal

A inflação ao consumidor subiu em março em Portugal, puxada principalmente pelo aumento dos preços do vestuário, informou a agência de estatísticas INE. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) aumentou 4% em março ante o mesmo mês do ano passado, depois de avançar 3,5% em fevereiro.

Espanha

Na Espanha, a inflação ao consumidor desacelerou levemente em março, em linha com as expectativas, mas permaneceu entre as mais altas da zona do euro, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE). Na leitura final para o mês, o INE informou que o CPI harmonizado para a União Europeia subiu 3 3% em março na Espanha, em comparação com o mesmo período do ano passado, depois de avançar 3,4% em fevereiro. Os números ficaram em linha com a estimativa preliminar divulgada no fim do mês passado.

Alemanha

O sentimento econômico na Alemanha se deteriorou mais que o esperado neste mês, em meio ao aumento dos preços das commodities (matérias-primas) e das tensões políticas e sociais no Oriente Médio. Segundo informou hoje o instituto ZEW de pesquisas, o índice de expectativas sobre a economia caiu para 7 6 pontos em abril, ante 14,1 pontos em março. Economistas esperavam queda para 10,0 pontos. A média histórica do indicador é de 26,6 pontos.

Os 291 participantes do mercado ouvidos pelo instituto ZEW afirmaram que as condições econômicas atuais melhoraram em abril com o indicador correspondente subindo 1,7 ponto, para 87,1 pontos, o maior nível desde julho de 2007.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]