• Carregando...

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) cresceu 5,4% em março na China, na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou nesta sexta-feira o governo chinês. A taxa de inflação em março é a maior desde julho de 2008 e ficou quase meio ponto porcentual acima do que foi registrado em janeiro e fevereiro deste ano.

Esta semana, o Conselho de Estado do país disse que tomará todas as medidas necessárias para manter os preços estabilizados. A meta do governo é manter a alta dos preços abaixo dos 4% para todo este ano. Em 2010, a inflação anual média foi de 3,3%. Com os preços subindo, Pequim deve manter apertada a política monetária.

Na comparação com fevereiro, o CPI caiu 0,2% em março, mostrando que as políticas adotadas têm tido efeito, disse o porta-voz da Agência Nacional de Estatísticas, Sheng Laiyun. Nos últimos trimestres, a China tem registrado um alarmante aumento dos preços dos alimentos, de até 11%, enquanto que os valores das habitações subiram 6,5%.

PPI

O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da China cresceu 7,3% em março em relação ao mesmo mês do ano anterior. A taxa é mais alta que a de fevereiro (7,2%), mas ficou abaixo da expectativa dos economistas, que esperavam 7,4%. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]