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Loja da Saraiva no Shopping Mueller, em Curitiba. | Priscila Forone/Arquivo/ Gazeta do Povo
Loja da Saraiva no Shopping Mueller, em Curitiba.| Foto: Priscila Forone/Arquivo/ Gazeta do Povo

Na última terça-feira (14), a Saraiva apresentou os resultados do segundo trimestre de 2018 aos acionistas e ao mercado. As operações da varejista resultaram em prejuízo de R$ 37,6 milhões (e R$ 33,9 milhões para o semestre) – fortalecendo a imagem de que o mercado brasileiro de livrarias passa por um período de forte crise, sem previsão de melhora.

Por outro lado, as maiores redes de livrarias do país já parecem ter entendido que precisam apostar em inovação para conseguirem se adaptar à nova realidade do consumo. Esforços para escapar de uma era de Apocalipse do Varejo – conforme apelidado um movimento semelhante no comércio dos EUA – já começaram.

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Antes de apresentar os números consolidados, a Saraiva já vinha mostrando novos sintomas de fraqueza. Neste ano, a livraria não compareceu à Bienal do Livro, maior evento do setor no país. Justamente a companhia costumava ter um dos maiores estandes do evento – que funcionava até como abrigo às editoras que não levavam balcão próprio. Para piorar, os outros dois grandes nomes do setor de livrarias, Cultura e Fnac, também deixaram passar batida a data.

No balanço ao mercado da Saraiva, nota-se que o principal problema da rede é o endividamento. No total, o saldo devedor chega a R$ 296 milhões – sendo que R$ 96,4 milhões devem ser pagos este ano e outros R$ 127 milhões têm vencimento em 2019. No primeiro semestre deste ano, previu-se que a empresa levaria 12 anos para quitar seu endividamento líquido caso mantivesse fluxo de caixa constante e não tomasse novos empréstimos. O problema é que o Ebitda utilizado naquela conta variou mais de 500% e ficou negativo em R$ 29,4 milhões, destruindo qualquer previsão neste sentido.

Vale lembrar que a Saraiva corresponde a quase um terço das vendas de livros no país. No trimestre, a empresa aumentou levemente o market share nesta frente, em 0,1 ponto percentual. Cultura e Fnac, agora do mesmo grupo, possuem cerca de 16% deste mercado. Em outras palavras: as editoras têm muito a perder com as dificuldades da rede de livrarias – e já estão perdendo.

Na primeira quinzena de agosto, a editora especializada em histórias em quadrinhos Mythos foi a mais recente a anunciar a suspensão da distribuição de seus quadrinhos tanto para a Saraiva, como para Cultura e Fnac, alegando calote. Em julho, foi a vez da Bookwire, principal distribuidora de livros digitais do Brasil, fechar o canal com ambas as livrarias. Nenhuma delas pode acessar o seu catálogo de eBooks pelo mesmo motivo: a empresa teria ficado sem pagamento pelas redes desde janeiro.

Ainda há uma luz no fim do túnel para o setor

Seria errado dizer que o mercado editorial está parado frente às dificuldades. E-commerce e programas de fidelidade, estratégias que se mostram cada vez mais importantes para empresas, como a Amazon fora do país, são frentes em que as empresas vêm apostando cada vez mais.

Nacionalmente, o varejo do mercado editorial brasileiro manteve o crescimento de 2017 no primeiro semestre de 2018. O acumulado deste ano mostra um crescimento de 5,2% em volume e quase 10% em faturamento em comparação ao mesmo período de 2017. Os números são do Painel das Vendas de Livros no Brasil, do Sindicato Nacional de Editores de Livros (Snel) e da Nielsen BookScan, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país. Ou seja, o setor sobreviveu mesmo em meio à greve dos caminhoneiros e à Copa do Mundo.

No trimestre, o canal de comércio eletrônico da Saraiva cresceu 2,5% nas vendas brutas, alcançando 38,4% do total de vendas, contra 36,6% no mesmo período do ano passado. A empresa também comemorou uma melhora de seis dias no Prazo Médio de Recebimento de clientes e a criação do serviço Click & Collect, em que o cliente compra no E-commerce para retirar em uma das lojas – o famoso omnichannel. Também cresceu em 300% o Saraiva Entrega, no qual o cliente pode comprar produtos que não estejam disponíveis na loja para receber onde for mais conveniente.

Já o programa de fidelidade Saraiva Plus teve incremento de 11% na taxa de reativação de clientes quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Já são 16,4 milhões de clientes cadastrados, que correspondem a cerca de 83% do faturamento.

Seguindo o exemplo de concorrentes com força em comércio eletrônico, como Magazine Luiza e Mercado Livre, além da própria Amazon, a Saraiva também iniciou, em junho, as operações de um marketplace próprio: parceiros podem vender produtos através do site da livraria. Também outros marketplaces são usados a favor da rede, já que a Saraiva possui lojas em plataformas como a do Walmart, Mercado Livre e B2W. Segundo a empresa, 65% das compras de produtos neste canal foram feitas por consumidores que não eram clientes anteriormente, expandindo o alcance.

Enquanto isso, além da compra da Fnac, a Cultura também tem suas próprias estratégias para lidar com a crise do setor. Após uma demissão em massa de estimados 140 funcionários no primeiro semestre, a empresa falou em reestruturação e previu que 80% da sua receita venha de canais digitais até 2020 – o que também implica em fechar algumas portas de lojas físicas. A aquisição do marketplace de livros usados Estante Virtual já foi um primeiro passo neste sentido.

Executivos da companhia falaram em evento sobre a criação de um centro de inovações chamado EVA (nome em homenagem à fundadora da empresa, Eva Hertz), cujo objetivo é fazer da Cultura uma empresa digital. O laboratório tem desenvolvido apps, repensando as plataformas de e-commerce e marketplace e dedicando-se ao B.I (business intelligence).

Na manhã desta quarta-feira (15), a ação da Saraiva observava forte queda de 4,95%, enquanto o Ibovespa caía 1,26%. No ano, a rede de livrarias acumula desvalorização na bolsa de 29,22%, contra alta de 1,63% do benchmark.

Sobre os resultados, a empresa comentou ter “ciência que os resultados do segundo trimestre de 2018, fortemente impactados pela greve de caminhoneiros e período de Copa do Mundo, ficaram aquém do esperado”, mas acrescentou: “continuamos implementando um importante plano focado na melhoria da rentabilidade para que possamos reverter rapidamente esse cenário”. As experiências em frentes digitais e a maior eficiência operacional “contribuirão significativamente para a melhoria dos resultados da Companhia”, disse a nota dos resultados. 

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