i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Gestão

Presidente do grupo Positivo já tem sucessor

Oriovisto Guimarães confirma que deixará, num futuro próximo, o comando da holding para Hélio Rotenberg

  • PorGuido Orgis e João Paulo Pimentel
  • 27/01/2010 21:03
Guimarães será substituído em abril por José Pio Martins na reitoria da Universidade Positivo | Giuloano Gomes/ Gazeta do Povo
Guimarães será substituído em abril por José Pio Martins na reitoria da Universidade Positivo| Foto: Giuloano Gomes/ Gazeta do Povo

Após manter por mais de 30 anos um modelo de gestão liderado por seu presidente Oriovisto Guimarães, o grupo Positivo já tem traçado o plano de sucessão. Em até cinco anos, o executivo Hélio Rotenberg, que preside a Positivo Informática, assumirá o comando do grupo – acumulando as duas funções. Lucas Guimarães, filho de Oriovisto e que hoje ocupa a superintendência de novos negócios, chegará à vice-presidência da empresa.

O processo de sucessão do grupo começou a ser discutido há pouco mais de três anos, quando um dos quatro sócios fundadores que ainda atuavam na empresa, Samuel Ramos Lago, afastou-se do cotidiano e foi substituído no conselho de administração pelo filho, Samuel Ferrari Lago. Nessa mesma época, a subsidiária Positivo Informática entrou no mercado de ações, em uma operação que teve a participação direta de Lucas.

O desafio era manter o modelo que deu certo por mais de três décadas, com um administrador visionário e comunicativo recebendo o suporte constante de um competente executivo. Assim, Oriovisto – idealizador da expansão do Positivo – e o também fundador e atual vice-presidente Cixares Vargas teriam em Hélio Rotenberg e Lucas Guimarães ótimos sucessores. Hélio, que entrou no grupo há 20 anos como coordenador do curso de informática, é "a cara" da Positivo Informática, o braço do grupo que mais cresceu de 2004 para cá. Lucas é um executivo com formação pela Sloan School of Management, ligada ao Massachusetts Institute of Technology (MIT) e uma das mais conceituadas escolas de negócios do mundo.

Segundo Oriovisto, o plano de sucessão – que, por questão estratégica, existe para todos os executivos da companhia – será colocado em prática até 2015, quando ele pretende ficar apenas no conselho de administração. Ele nega que a troca ocorreria nas próximas semanas, como publicou ontem o jornal Valor Econômico. "A sucessão está mais para daqui cinco anos do que para março deste ano. Estou muito bem, adoro o que eu faço no grupo", diz Guimarães. A única mudança, diz, será sua saída em abril da reitoria da Universidade Positivo, que será assumida pelo vice-reitor, José Pio Martins.

Guimarães diz sentir que o projeto da universidade está maduro e que pretende partir para o lançamento de novos negócios. Os projetos do grupo se concentrarão nas áreas nas quais já atua. "Chegamos a pensar em entrar em outras áreas, como energia, mas descartamos a ideia", comenta.Com mais de 9 mil funcionários, o grupo Positivo tem uma estrutura em que cada grande área – escolas, curso pré-vestibular, universidade, centro de línguas, editora e gráfica – tem um diretor responsável. Além disso, o grupo tem quatro superintendências, que formam um guarda-chuva para as grandes áreas. "É uma estrutura firme, com um time de executivos invejável. É essa equipe que faz o sucesso da empresa."

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.