• Carregando...

A economia brasileira está em recessão, com três trimestres seguidos mostrando contração, indicou nesta quarta-feira (19) o Banco Central, num ambiente de baixa confiança dos agentes econômicos e instabilidade política que apontam para um futuro ainda negativo.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), recuou 1,89% no segundo trimestre deste ano se comparado com os três meses imediatamente anteriores. Só em junho sobre maio, a contração foi de 0,58% , de acordo com dados dessazonalizados, pior do que o esperado em pesquisa Reuters com economistas, que previam contração de 0,53%.

No primeiro trimestre deste ano, o IBC-Br mostrou que a economia brasileira havia recuado 0,88% sobre o último trimestre de 2014 que, por sua vez, teve contração de 0,45% na mesma base de comparação.

Os resultados reforçam o caminho difícil a ser trilhado pela economia brasileira, que só deve voltar a crescer em 2017, segundo economistas consultados na pesquisa Focus, do BC.

Mercado já prevê recessão em 2016

Pesquisa do Banco Central mostra que a percepção sobre o desempenho da economia brasileira neste ano e no próximo continua piorando

Leia a matéria completa

Previsão PIB

Segundo pesquisa Focus do BC, que ouve semanalmente uma centena de economistas, o PIB brasileiro deve encolher 2,01% neste ano e 0,15% no próximo. Se confirmado, o país terá registrado a pior recessão em 25 anos.

Em nota a clientes, o economista-chefe do banco Fator, José Francisco Gonçalves, informou que “por enquanto” projeta que o PIB do segundo trimestre – que será divulgado no próximo dia 28 pelo IBGE – deve ter recuado 1,9% na comparação com os três primeiros meses do ano e 2,7% ante o mesmo período do ano passado.

Soma-se ao quadro negativo a inflação elevada e desemprego em alta, diante da grave crise política que atravessa o país, que tem contribuído para abater a confiança dos agentes econômicos e abalar a aprovação da presidente Dilma Rousseff.

As perspectivas sombrias para a atividade econômica convivem ainda com o ambiente de juro básico elevado, com a Selic a 14,25%, maior patamar em nove anos, para tentar domar a escalada dos preços.

O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia: serviços, indústria e agropecuária, assim como os impostos sobre os produtos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]