• Carregando...

A presidente do Conselho de Consultores Econômicos (CEA, na sigla em inglês) do presidente dos Estados Unidos, Christina Romer, informou que vai renunciar ao cargo e retornar à função de professora na Universidade da Califórnia, em Berkeley, a partir do dia 3 de setembro.

Christina é o segundo membro da administração do presidente Barack Obama a deixar a equipe. Anteriormente, o diretor de Orçamento da Casa Branca, Peter Orszag, também renunciou.

A conselheira afirmou que está voltando para sua cidade, para que seu filho mais novo possa iniciar o ensino médio. Com 51 anos, Christina era uma das maiores divulgadoras do programa econômico de Obama e cumpria bem a função, em parte por conta de sua sinceridade e de seu jeito direto de falar. O cargo, segundo comentou ontem, "definitivamente era tão difícil quanto eu achei que seria".

"Eu nunca imaginei que teria tanto contato com o presidente", acrescentou. "Se alguém tivesse me dito que eu encontraria o presidente todos os dias, eu nunca teria acreditado."

Um dos maiores desafios da conselheira era explicar por que motivo sua previsão de que o pacote de estímulos fiscais de Obama manteria o desemprego abaixo de 8% se mostrou demasiadamente otimista. O desemprego está agora em 9,5%.

"Eu certamente esperava que estivesse mais baixo. A economia mundial se deteriorou entre novembro de 2008, quando as estimativas iniciais foram feitas, e o momento em que nós assumimos, em 21 de janeiro de 2009", comentou.

Nos bastidores da Casa Branca, Christina teve alguns atritos com Lawrence Summers, que também é conselheiro de Obama, ex-presidente da Universidade de Harvard e ex-secretário do Tesouro. Ontem ela disse que "se alguém tivesse dito que Summers seria um dos meus melhores amigos, eu nunca teria acreditado - mas ele é".

Christina tem sido citada como uma possível sucessora de Janet Yellen como presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) de San Francisco. Yellen foi nomeada para o posto de vice-presidente da diretoria do Fed. Ela também vai participar do Comitê de Conselheiros para Recuperação Econômica do presidente, que é dirigido pelo ex-presidente do Fed Paul Volcker. Entre os candidatos a sua sucessão na presidência do CEA aparece Austan Goolsbee, que está afastado da Booth School of Business, da Universidade de Chicago.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]