i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Estatal

Governo quer vender os Correios em 2021. Conheça o passo a passo da privatização

  • Brasília
  • 20/11/2020 19:58
Projeto de privatização dos Correios caminha no governo e já está bem avançado.
Projeto de privatização dos Correios já está bem avançado no governo, que espera vender estatal à iniciativa privada em 2021.| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O governo trabalha com a meta de privatização dos Correios em 2021. O diagnóstico do setor postal e estudos de alternativas para sua modernização e concessão à iniciativa privada estão sendo preparados por uma consultoria especializada e as primeiras conclusões devem ser entregues em dezembro. Em paralelo, o governo deve encaminhar ao Congresso o projeto de lei que dá autorização legislativa para privatização do setor.

A expectativa é que a tramitação do projeto comece na Câmara ainda neste ano e que o texto seja aprovado nas duas Casas do Congresso até o primeiro trimestre de 2021, segundo integrantes do governo informaram à Gazeta do Povo. O prazo, contudo, será apertado, a não ser que o Congresso cancele o recesso de fim de ano.

A pressa do governo se justifica pela meta de privatizar a estatal em 2021: há um longo caminho ainda a se percorrer. O governo precisa definir o modelo de venda, algo que já está sendo feito paralelamente ao envio do PL ao Congresso, mas que será finalizado após a aprovação do texto com os princípios norteadores.

Depois, terá de realizar audiências públicas, road shows (encontros com potenciais compradores/investidores) e audiências com empregados e aposentados da estatal. Por fim, sairá o edital de licitação, que terá de ter anuência do Tribunal de Contas da União, para só depois ser feito o leilão de concessão em si, se esse tiver sido o modelo escolhido de privatização.

As etapas que ainda dependem unicamente do Executivo tendem a demorar pelo menos seis meses, segundo integrantes do governo. O prazo não considera possíveis judicializações que possam interromper o processo nem o tempo que o Congresso levará para aprovar o projeto.

Confira, abaixo, o passo a passo da privatização dos Correios e o seu andamento, até a data de atualização deste texto:

O passo a passo da privatização dos Correios

Inclusão no PPI

O primeiro passo oficial para privatização dos Correios foi dado pelo governo no dia 15 de outubro de 2019 com o decreto presidencial incluindo a estatal no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O decreto possibilitou que o governo iniciasse a “realização de estudos e a avaliação de alternativas de parceria com a iniciativa privada e propor ganhos de eficiência e resultados para a empresa, com vistas a garantir sua sustentabilidade econômico-financeira”. O PPI é uma espécie de estágio inicial antes da privatização.

Contratação de consultoria

No dia 22 de agosto de 2020, o BNDES homologou o consórcio Postar como vencedor da seleção para realização dos estudos de privatização dos Correios. O consórcio é formado pelas consultorias e escritórios Accenture e Machado, Meyer, Sendacz, Opice e Falcão Advogados. O consórcio auxiliará o governo na privatização.

Envio de projeto de lei ao Congresso

Para poder privatizar os Correios, o governo precisa abrir o setor postal para a iniciativa privada. Isso será feito via projeto de lei. O texto já teve o aval dos Ministérios das Comunicações e Economia, mas ainda precisa passar pelo crivo jurídico do Planalto. A previsão é que o texto chegue à Câmara dos Deputados em novembro de 2020. O projeto terá os princípios gerais da privatização do setor postal, com um marco geral e agência reguladora, além de garantir a universalidade do setor mesmo após a privatização. A modelagem será definida pelo Executivo.

Entrega de estudos – 1ª fase

A primeira fase de estudos que subsidiará o governo na privatização dos Correios será entregue pelo consórcio Postar em dezembro de 2020. A fase 1 tem por objetivo o diagnóstico do setor postal e o estudo de alternativas para sua modernização e concessão à iniciativa privada. Caberá ao Executivo escolher dentre as alternativas de modelagem sugeridas pelo consórcio.

Aprovação do PL no Congresso

O projeto de lei que abre o setor postal para a iniciativa privada terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro. A expectativa do governo é que a tramitação seja célere, mas os prazos dependem dos parlamentares.

Inclusão dos Correios no PND

Após o aval do Legislativo, o presidente Jair Bolsonaro poderá editar um decreto incluindo os Correios no Plano Nacional de Desestatizações (PND). O governo só pode privatizar empresas que estão no PND.

Definição da modelagem

Somente após o aval do Legislativo e a inclusão no PND é que o governo baterá o martelo oficialmente sobre o modelo de privatização dos Correios, com o suporte dos estudos técnicos entregues em dezembro de 2019. Uma vez definida a modelagem, o consórcio Postar voltará a ajudar o governo nos estudos para a confecção do edital.

Audiências públicas

Uma vez finalizada a fase de modelagem, o governo poderá dar início a audiências públicas para debater a privatização do setor postal. O número de audiências ainda não foi definido.

Road shows

Além das audiências públicas, o governo fará até dois road shows, ou seja, encontros com potenciais investidores, para prestar esclarecimentos sobre o processo de privatização dos Correios.

Oferta aos empregados e aposentados

O governo também terá de se reunir com empregados e aposentados da estatal para prestar esclarecimentos do processo de privatização dos Correios, principalmente quanto a questões que os atingem. Nas negociações, podem ser oferecidas, por exemplo, ações ou manutenção da estabilidade por certo período de tempo.

Edital de licitação

Após as rodadas de encontros com sociedade, funcionários e investidores, o governo pode publicar o edital de licitação dos Correios, que precisará de anuência do Tribunal de Contas da União.

Leilão de privatização

Após a publicação do edital poderá ser feita a licitação dos Correios, respeitado o prazo mínimo de 90 dias entre a publicação do edital e o leilão.

35 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 35 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • P

    Paulo

    ± 14 horas

    Os Correios é a empresa mais ineficiente do universo. Qualquer mercadoria comprada via Paraguai, em 10 dias está disponivel. Pelos correios, se for envio simples demora 40 dias uteis (prazo informado pelo site dos correios) isso se o objeto não for extraviado (desviado)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JJP

    ± 16 horas

    vende logo essa mierda, ineficaz, foco de corrupção gigantesca!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAAP

    22/11/2020 0:02:00

    Lamentável entregar o país através das suas Empresas estratégicas aos outros países. Não tem capacidade de reestruturar a Empresa para dar lucro?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    21/11/2020 23:54:36

    Tem que privatizar ,tudo. Correio é uma empresa desacredita por todo o Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALOIZIO BARROS DE SOUZA

    21/11/2020 23:10:48

    Não dá pra vender ainda esse ano? E depois espero que o governo coloque na pauta a Petrobras, o maldito Banco do Brasil, a energia e etc, etc, etc... Governo não tem que ser dono de empresa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PT NUNCA MAIS

    21/11/2020 19:19:14

    Infelizmente parece ser mais fácil o homem ir a Marte antes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    HELIO GOMES

    21/11/2020 18:46:25

    Tem que chegar a hora da Universidades Federais...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Momento Fletor

    21/11/2020 18:16:37

    ...e depois será a vez do BB, depois a CEF, quem sabe. Ou não, afinal, esta é manipulável pelo governo federal. Sei não...!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Momento Fletor

    21/11/2020 18:16:37

    ...e depois será a vez do BB, depois a CEF, quem sabe. Ou não, afinal, esta é manipulável pelo governo federal. Sei não...!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Momento Fletor

    21/11/2020 18:16:37

    ...e depois será a vez do BB, depois a CEF, quem sabe. Ou não, afinal, esta é manipulável pelo governo federal. Sei não...!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    21/11/2020 14:35:39

    Postalis, o fundo previdenciário roubado em bilhões de reais pelo pessoal do Centrão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NIVEA

    21/11/2020 13:56:48

    já passou da hora. vamos colocar uma empresa eficiente e competente para bem servir a população. e a sanepar? quando o gov estadual vai passar para uma empresa também eficiente e honesta administrar. para o bem da população?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Franendireita Br

    21/11/2020 13:46:49

    Esse câncer já devia ter sido extirpado há muito tempo...se essa bxstx de empresa fosse privada não teríamos tido aquele assalto ao contribuinte de alguns anos atrás... não teríamos o serviço mais ineficiente do planeta, no qual uma greve por causa de um vale peru traz prejuízos para uma sociedade inteira...e pasmem...a mesma sociedade que sustenta a porcaria da postalis (a previdência) que já foi roubada de tudo que é jeito...para depois ???? O contribuinte pagar é claro...e ainda tem cxrnx que vem aqui defender...Devem ser da turma que gosta do peru... não é mesmo? Tá falado!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alan 1600 日本語の学生

    21/11/2020 13:12:56

    Vão vender tudo para os gringos? Vamos virar reféns de empresas estrangeiras, ridículo, os correios no máximo deveria ser dividido em partes e se tornar independente, assim teríamos várias empresas de entrega nacionais, políticos liberais são uma piada, querem acabar com as empresas nacionais, como eu disse, deveriam apenas dividir e dar independência, para termos empresas nacionais, não importa se o estado não terá um lucro de venda, isso é melhor que que virarmos reféns de serviços estrangeiros, deveríamos dar mais valor ao que é nosso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vitor Lorival Kudlanvec Junior

    21/11/2020 12:49:05

    "Governo quer vender os Correios em 2019" "Governo quer vender os Correios em 2020" "Governo quer vender os Correios em 2021" Todo ano a mesma manchete e nada. Já nem me iludo mais, infelizmente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Breno

    21/11/2020 11:45:19

    Seria bom economizar alguns bilhões do dinheiro do contribuinte, já visto políticos rasgarem algumas de nossas verdinhas nessas algazarras que eles chamam de eleições, onde se elegem sem ter a certeza que seu voto foi computado para o candidato que você escolheu. Que venha 2021, o ano em que o congresso mais desgastado que bunda de gordo com dor de barriga vai resolver ceder ao anseio popular e privatizar tudo que pudermos, para enfim começarmos a dar descanso ao bolso suado do trabalhador brasileiro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Stanislau Surek

    21/11/2020 11:11:22

    Os caras estão falando em privatizar empresas desde antes das eleições. Vai dar três anos e não fizeram NADA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Sabino Parente

    21/11/2020 5:50:50

    É extremamente delicada a venda dos Correios. Um serviço postal de um país é questão de segurança nacional. Outro País em posso dessa logística e das informações de cadastros, pessoas, contas, encomendas e etc. De todos os brasileiros, poderá manipular o Brasil do jeito que quiser. Cobramos um serviço de maior qualidade, uma revisão do modelo atual e todo tipo de melhoria. Mas jamais a venda. A troca de informações é de vital importância e não pode cair nas mãos "inimigas". Em tempos de guerra, são os serviços postais que fazem a diferença.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • B

      Breno

      21/11/2020 11:48:38

      Em tempos de digitalização eu vejo seu comentário como um saudosismo aos anos 90, mas devemos optar pela atualização meu amigo. Essa empresa só serve para despesas desnecessárias, aceite isso e comece a andar para frente rumo à modernização, vamos juntos, eu lhe estendo a minha mão.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FERNANDO AUGUSTO FRANCA

    21/11/2020 4:07:26

    Finalmente!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nilo Gardin

    21/11/2020 3:39:27

    Demorou! Faz tempo que a ECT presta serviços de má qualidade a preços altos. Mais um monopólio que precisa acabar!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • B

      Breno

      21/11/2020 11:52:49

      MGP, se temos então a opção de contratar outra transportadora por preços melhores, isso significa que a estatal que você sustenta não serve para mais nada e que o dinheiro da sua manutenção sairá do seu bolso, pois como bem admitido por você ela não se faz necessária, visto que não consegue concorrer com empresas privadas, logo não há motivo para a sua continuação.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      MGP

      21/11/2020 10:23:53

      Se você acha os preços altos, é só contratar outra transportadora. O monopólio é apenas de cartas. Na área de encomendas, o mercado é aberto e concorrencial.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    20/11/2020 23:51:41

    Vender como? Esse governo já vendeu a alma para o Centrão e está refém dos corruptos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    11 Respostas
    • F

      Freitas

      21/11/2020 19:07:52

      IvoHM: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      21/11/2020 17:14:40

      O encontro foi agendado, no Palácio do Planalto, à pedido do Presidente Bolsonaro. Se fosse para ser secreto, não teria sido agendado, muito menos tornado público. Agora, realmente não consigo imaginar o porquê de o corregedor tentar se esquivar da extrema-imprensa. Esses caras são tão corretos, tão honestos, jamais tentariam jogar uma casca de banana para ele escorregar. Acho que foi excesso de precaução... Vocês, inconformados e raivosos, não cansam de procurar cabelo em sapo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      21/11/2020 13:23:16

      IvoHM: E o encontro com o corregedor da TJRJ "provavelmente" foi arranjado pelo genocida Lula. Certo? Vocês, fanatizados, arranjam desculpas para tudo o que é indefensável.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      21/11/2020 12:52:32

      Stanislau Surek: Nós mal terminamos o segundo ano e você já quer a volta dos tucanos?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      21/11/2020 12:51:09

      Essa multa, muito provavelmente, foi aplicada por aquele fiscal do IBAMA filiado à REDE, que prefere ver vicejar um favelão no local, em vez de um "hotel para os ricos".

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      21/11/2020 12:02:31

      Breno: Absurdo é ter "bilhões de áreas" para serem utilizadas e liberar justamente a que atende a interesses de parceiros/sócios. Precisa desenhar? Absurdo é um presidente da República se reunir sorrateiramente com pessoas que podem influenciar o julgamento das rachadinhas da FAMÍGLIA.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      Breno

      21/11/2020 11:56:57

      Freitas: Que absurdo, Salles colocou um cara que ao invés de burocratizar e estagnar obras que gerariam milhares de empregos e renda local, para futuramente trazer mais investimentos estrangeiros e enriquecer ainda mais a região, quanta malevolência meu deus do céu, merecia ser preso. Fora Salles.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      21/11/2020 11:27:45

      IvoHM: >>> Corregedor do TJRJ se reúne com Bolsonaro e se esconde ao deixar Planalto. Agenda foi a pedido do Planalto. Corte vai analisar denúncia do MP contra Flávio Bolsonaro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      21/11/2020 11:18:02

      IvoHM: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2020/11/19/superintendente-do-ibama-nomeado-por-salles-cancela-multa-e-libera-obra-de-resort.htm

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Stanislau Surek

      21/11/2020 11:12:59

      IvoHM: rachadinha não é crime? Deixa um governo que acabou com Lava Jato e se abraçou com o Centrão ficar 13 anos no poder. Vai ser igual ao PT.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      21/11/2020 10:05:47

      Aguardando a relação de crimes cometidos NESTE governo. Lembrando que se livrar de ministros traidores/sabotadores, adeptos de ideologias de esquerda, defensores da legalização de drogas, da sexualização precoce das crianças e do aborto, além de serem favoráveis a obedecer bovinamente tudo o que mandam os globalistas propagadores da Nova Ordem Mundial, não é crime.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.