• Carregando...

Comércio eletrônico não foi afetado no Paraná

Os serviços de comércio eletrônico do grupo B2W (sites americanas.com.br, submarino.com.br e shoptime.com.br) funcionam normalmente no Paraná nesta quarta-feira (14).

A coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, afirmou que problemas com esses sites – como o atraso na entrega dos produtos – também foram registrados no estado e denunciados pelos consumidores ao Procon.

O órgão entrou com uma ação contra o grupo B2W, em março de 2011, e ainda aguarda uma decisão da Justiça. A coordenadora do Procon-PR afirmou que ação também pede que o serviço de comércio eletrônico seja suspenso no Paraná.

O Procon de São Paulo determinou a suspensão das atividades de e-commerce, por 72 horas, dos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime em todo o estado. A decisão, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (14), determina a paralisação a partir desta quinta-feira (15).

Além da paralisação das vendas, a empresa B2W Companhia Global do Varejo, responsável pelos três sites, deverá pagar multa de R$ 1,7 milhão. O Procon informou que vai monitorar se a empresa cumprirá a decisão.

Segundo o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, em 2011 o número de reclamações a respeito das empresas aumentou muito em relação a 2010, a maioria por falta de entrega do produto ou mercadoria com defeito.

"Isso é um descaso, desrespeito ao consumidor. Fizemos várias tentativas chamando a empresa para o diálogo no Procon, mas o problema não foi resolvido", explica Góes.

Dificuldade recorrente

Não é a primeira vez que os sites do grupo B2W têm as vendas proibidas em um estado. Em maio de 2011, a Justiça do Rio chegou a proibir que vendas fossem realizadas até o tempo de entrega ser normalizado.

Em novembro do ano passado, o Procon já havia pedido a suspensão nas vendas de internet dos três sites por 72 horas em São Paulo, mas a empresa recorreu da decisão. Como já recorreu no âmbito administrativo, só cabe recurso agora na Justiça.

Esta foi a segunda vez que o Procon usou deste tipo de expediente. Em 2010, o Procon-SP registrou 2.224 atendimentos sobre problemas com os sites da B2W. No ano passado, esse número aumentou em 180% com o registro de 6.233 atendimentos. Procurada na manhã desta quarta-feira, a B2W ainda não tem um posicionamento sobre o caso. Às 10h56 desta quarta-feira, as ações da B2W exibiam queda de 1,4%, a 9,85 reais, enquanto o Ibovespa mostrava valorização de 0,57%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]