Londrina - A estiagem que castigou o Paraná no fim de 2008 reduziu em 24% o potencial produtivo das lavouras de soja e de milho. Com isso, o estado irá colher uma safra 22% menor nesta temporada em relação ao ciclo anterior. Os números, levantados pela Expedição Safra da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), revelam que o estrago provocado pela seca foi significativo, mas está aquém do prejuízo estimado inicialmente. Os dados foram apresentados à cadeia produtiva no último sábado, na 49ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina).
Segundo Flávio França Jr., da consultoria Safras & Mercado, mesmo com a quebra o produtor paranaense vai conseguir ter lucro com a soja e com o milho neste ano. Durante palestra no seminário técnico de encerramento da Expedição, o economista mostrou que, apesar das cotações estarem mais baixas em dólar, o preço da soja em real está muito próximo do praticado em abril de 2008. "Mas o resultado não será tão bom quanto no ano passado por causa dos custos elevados e da seca", disse.
A crise econômica global, a escassez de crédito e a volatilidade dos mercados ajudam a reduzir a margem de lucro do produtor. "Estamos vivendo o auge da crise. Os primeiros sinais de recuperação serão observados no segundo semestre de 2009. O mercado de grãos não está exatamente ruim, mas com toda essa crise espalhada não é hora de fazer charminho. O produtor tem de aproveitar picos de preço e oportunidades de negócio", aconselhou o analista. Segundo ele, a tendência é de cotações mais baixas na Bolsa de Chicago no segundo semestre, mas os preços internos podem continuar fortalecidos caso as exportações apresentem bons resultados.
A sondagem
De setembro do ano passado a março deste ano, as equipes de técnicos e jornalistas que fazem o levantamento de campo pela Expedição Safra rodaram mais de 30 mil quilômetros visitando produtores, sindicatos rurais, cooperativas e empresas de pesquisa públicas e privadas. No Brasil, a sondagem percorreu as regiões produtoras dos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Piauí, e também do Distrito Federal. O roteiro incluiu também agendas nos Estados Unidos, em setembro e fevereiro.
O resultado do trabalho foi traduzido em uma série de reportagens publicadas pelos veículos do grupo RPC. O balanço final da safra 2008/09, incluindo as estimativas de produção de soja e milho de verão e de milho safrinha, serão apresentados na edição de amanhã do caderno Caminhos do Campo.