i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Energia

Produção brasileira de petróleo bate recorde em janeiro

Foi produzido um total de 2,231 milhões de barris diários (bbl/d), o que representa um aumento de aproximadamente 5,1% em relação ao mesmo período de 2011

  • PorAgência Estado
  • 05/03/2012 13:48

A produção brasileira de petróleo atingiu novo recorde em janeiro, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (5) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Foram produzidos no primeiro mês de 2012 um total de 2,231 milhões de barris diários (bbl/d), o que representa um aumento de aproximadamente 5,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação com dezembro de 2011, a alta foi de 0,8%. Este é o segundo mês consecutivo em que a produção nacional supera a marca de 2,2 milhões de barris diários.

A pesquisa mensal da ANP aponta também a produção de 71,1 milhões de metros cúbicos diários de gás natural no Brasil durante o período. O volume representa uma alta de 7,3% em relação a janeiro de 2011 e de 0,3% ante dezembro do ano passado.

A produção somada de petróleo e gás natural atingiu 2,678 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), expansão de 5,5% em relação a janeiro de 2011. Na comparação com dezembro do ano passado, o indicador teve alta de 0,6%.

O resultado foi puxado pelo desempenho das atividades de produção no campo de Marlim Sul, aquele com maior produção de petróleo e também de gás natural no período. "Este campo também foi o que teve o maior crescimento de produção de petróleo e gás natural, com aproximadamente 53,7 mil boe/d a mais do que em dezembro de 2011", destacou a ANP.

A produção do pré-sal foi de 152,3 mil bbl/d de petróleo e 4,8 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, totalizando 182,5 milhões de boe/d. O poço 9BRSA716RJS, de Lula, segue como o de maior produção de petróleo, pelo nono mês seguido, com uma produção de 27,2 mil bbl/d. O segundo poço com maior produção, 3BRSA496RJS, também está localizado no campo de Lula, e produziu em torno de 25,9 mil bbl/d.

A ANP também destacou o início da produção de dois campos em janeiro: Cupiúba, na bacia de Solimões, e Rio Mariricu Sul, na bacia de Espírito Santo. A Petrobras respondeu por aproximadamente 91,6% da produção de petróleo e gás natural em janeiro de 2012.

Queima de gás

A queima de gás natural no mês foi de aproximadamente 4,5 milhões de metro cúbicos dia, uma redução de aproximadamente 25 9% em relação ao mesmo mês em 2011 e de 11,9% ante dezembro de 2011. Do total de gás natural queimado, 85,2% é oriundo de campos produtores e 14,8% de testes de longa duração (TLDs) da fase de exploração. "Considerando apenas as concessões na fase de produção, o aproveitamento de gás natural no mês foi de 94 6%", destacou a agência.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.