• Carregando...

A Sondagem Industrial de outubro, divulgada nesta quarta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revela que o crescimento da produção industrial não alcançou as pequenas empresas. Enquanto o índice da produção das grandes empresas subiu de 53,6 pontos em setembro para 56,1 pontos, o das pequenas recuou de 52,5 em setembro para 51,2 pontos. Ao mesmo tempo, a utilização da capacidade instalada (UCI) das pequenas indústrias ficou abaixo do usual para os meses de outubro, com 47,9 pontos, enquanto a utilização da capacidade instalada das grandes foi de 50,2 pontos, patamar habitual no período. "As pequenas puxaram a UCI para baixo", afirma o economista da CNI, Marcelo Azevedo.

Ainda de acordo com a sondagem, as expectativas de demanda e de compra de matérias-primas em novembro para os próximos seis meses continuaram positivas, mas são as menos otimistas desde julho de 2009. Além disso, são menores do que a média histórica. As perspectivas do empresário sobre a demanda atingiram 57 pontos, quando a média histórica, que começa em abril de 2007, é de 59,8 pontos. As expectativas de compras de matérias-primas, por sua vez, foram de 54,4 pontos, para uma média histórica neste item, iniciada em outubro de 1999, de 55,9 pontos.

A desvalorização cambial trouxe impactos negativos nas expectativas de exportação das pequenas empresas. Em novembro, enquanto as grandes empresas esperam manutenção da quantidade exportada para os próximos seis meses, as pequenas empresas preveem queda. Com isso, as expectativas de exportação ficaram abaixo do usual, em 47,7 pontos. "As pequenas empresas têm maior dificuldade de lidar com o câmbio", explica Azevedo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]