i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
investimentos

Produção fraca adia retomada

  • PorAgência Estado
  • 02/11/2012 21:16

Os dados da produção industrial divulgados pelo IBGE na quinta-feira – que mostraram queda de 1% em setembro ante agosto – contribuem para as estimativas de mais um recuo nos investimentos no terceiro trimestre. A recuperação deverá ficar para este quarto trimestre. No entanto, a velocidade da retomada continua sendo uma incógnita.

José Velloso, primeiro vice-presidente da Abimaq (que representa os fabricantes de máquinas), adotou tom pessimista. "Não acredito que vá haver recuperação neste ano", disse, lembrando que dezembro e janeiro são meses tradicionalmente ruins para o setor.

Na análise de David Kupfer, professor do Instituto de Economia da UFRJ, há uma recuperação gradual no setor de bens de capital – que, além de máquinas e equipamentos, inclui caminhões e ônibus –, pois a economia brasileira estaria começando a sair de um processo de "reversão cíclica" iniciado em meados de 2011. "Muitas vezes, investimentos decididos ficam aguardando o momento correto e a reversão cíclica atrasa o investimento", disse.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.