• Carregando...

Os dados da produção industrial divulgados pelo IBGE na quinta-feira – que mostraram queda de 1% em setembro ante agosto – contribuem para as estimativas de mais um recuo nos investimentos no terceiro trimestre. A recuperação deverá ficar para este quarto trimestre. No entanto, a velocidade da retomada continua sendo uma incógnita.

José Velloso, primeiro vice-presidente da Abimaq (que representa os fabricantes de máquinas), adotou tom pessimista. "Não acredito que vá haver recuperação neste ano", disse, lembrando que dezembro e janeiro são meses tradicionalmente ruins para o setor.

Na análise de David Kupfer, professor do Instituto de Economia da UFRJ, há uma recuperação gradual no setor de bens de capital – que, além de máquinas e equipamentos, inclui caminhões e ônibus –, pois a economia brasileira estaria começando a sair de um processo de "reversão cíclica" iniciado em meados de 2011. "Muitas vezes, investimentos decididos ficam aguardando o momento correto e a reversão cíclica atrasa o investimento", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]