• Carregando...

A produção industrial caiu pelo segundo mês consecutivo no Paraná , com recuo de 1,1% em julho, na comparação com o mês anterior. O resultado é apontado por dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quinta-feira (6). Com o desempenho fraco, o setor paranaense é o 11º em uma lista que tem 13 estados e a região nordeste.

Entre os três do Sul, a indústria paranaense ficou com o título de pior cenário – Santa Catarina teve variação positiva de 0,2% e o Rio Grande do Sul regrediu 0,7%. A queda, porém, é menor do que a apresentada no Paraná em junho ante maio, quando a medição apontou regressão de 3,6% na produção industrial.

Mesmo com os resultados negativos nos últimos meses, o acumulado de janeiro até agora no estado se mantém em um panorama de crescimento, com aumento de 1,8%. Se forem considerados os últimos 12 meses, a situação melhora e o crescimento totaliza 6,9%.

O baixo desempenho é identificado com maior evidência quando é feita a comparação de julho de 2012 com julho de 2011. A queda, nesse confronto de desempenhos, é de 7,8%. O número é pior do que o obtido com a comparação de junho deste ano com junho do ano anterior, quando o resultado era de diminuição de 7,5% na produção da indústria.

Tendência de queda nacional

O Paraná seguiu a tendência nacional de queda na produção industrial. As quedas mais acentuadas foram registradas em Goiás (-6,3%), no Amazonas (-5,9%) e no Pará (-3,2%). São Paulo (-0,7%), Rio Grande do Sul (-0,7%), o Espírito Santo (-0,6%), Pernambuco (-0,6%) e Minas Gerais (-0,2% ) mostraram recuos mais moderados.

O setor de materiais elétricos, aparelhos e equipamentos de comunicação foi o campeão da redução na produção, com queda de 17,6%. Na mesma casa percentual ficaram a divisão de fumo (-17,4%) e veículos automotores (- 17,2%). O índice geral da indústria fechou em -3,7.

Na ponta em que houve aumento na produção, os equipamentos de transporte subiram 7,2%. Madeira (6,7%) e perfumaria, sabões e produtos de limpeza (6,3%), também tiveram intensificação na fabricação.

A pesquisa Industrial Mensal Produção Física é realizada mensalmente pelo IBGE. A área de abrangência pesquisada é composta por: Amazonas, Pará, Nordeste, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]