• Carregando...

A indústria nacional registrou queda na produção em 14 dos 27 ramos pesquisados em novembro ante outubro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O principal destaque foi a queda de 3,2% verificada no setor de veículos automotores, que apontou o segundo resultado negativo consecutivo, acumulando nesse período uma perda de 6,6%. Em outubro, a atividade tinha recuado 3,5%.

"Essa queda (acumulada em dois meses pelo segmento de veículos automotores) devolve parte do ganho de 9,1% verificado nos dois meses anteriores, agosto e setembro", lembrou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.

Outras contribuições relevantes para a redução de 0,2% no total da indústria em novembro ante outubro foram de máquinas e equipamentos (-3,0%), edição, impressão e reprodução de gravações (-5,3%), equipamentos de instrumentação médico-hospitalar, ópticos e outros (-16,0%), indústrias extrativas (-3,1%) e produtos de metal (-3,4%).

Na direção oposta, entre as treze atividades que registraram aumento na produção, os desempenhos de maior importância foram dos setores farmacêutico (9,6%), refino de petróleo e produção de álcool (4,0%), outros produtos químicos (3,3%), metalurgia básica (3,1%), máquinas para escritório e equipamentos de informática (3,8%), alimentos (0,5%) e material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (2,7%).

Bens de capital

A produção de bens de capital registrou queda de 2,6% em novembro ante outubro. Na comparação com novembro de 2012, houve aumento de 9,6%. No acumulado do ano, a produção de bens de capital teve alta de 14,2%. Nos últimos 12 meses, a variação foi de 11,6%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]