• Carregando...
 | Hugo Harada/Gazeta do Povo
| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

A produção industrial brasileira tombou 9,8% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE. Frente a janeiro, houve queda de 2,5% — pior resultado para o mês da série histórica iniciada em 2002.

No primeiro mês deste ano, a indústria surpreendeu o mercado com uma alta de 0,4% frente a dezembro. Foi o primeiro aumento após sete meses de queda. Na comparação com janeiro de 2015, no entanto, o ritmo de queda foi de 13,8% — a 10ª taxa negativa seguida e a pior desde abril de 2009, durante a crise internacional, quando recuou 14,1%. Diante disso, a taxa positiva de janeiro não foi vista como uma mudança na trajetória da indústria, que ainda vislumbra um ano difícil pela frente.

O setor caminha para acumular três anos seguidos de retração, quando consideradas as previsões para 2016. Pelo relatório Focus do Banco Central, que reúne as principais estimativas do mercado, a produção industrial deve cair 4,4% em 2016 e registrar leve alta de 0,85% em 2017. No ano passado, a indústria brasileira registrou queda recorde de 8,3% — a maior perda na produção em 13 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]