• Carregando...

A produção da indústria nacional aumentou o ritmo de crescimento e registrou em outubro o décimo mês consecutivo de alta, mostrou nesta terça-feira (2) a Pesquisa Industrial Mensal Produção Física - Brasil, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação o mês anterior, houve alta de 2,2%. Em setembro, a indústria havia apontado crescimento de 0,8%

Já em relação a outubro de 2008, houve retração: baixa de 3,2%, informou o IBGE. Nesse tipo de comparação, a indústria perde força há 12 meses; o resultado de outubro representa a menor retração neste período.

O resultado mensal ficou em linha com as previsões do mercado, que esperavam avanço de 2,1%, segundo a Reuters.

Apesar do desempenho positivo em outubro na comparação mensal, o patamar de produção da indústria ainda está 5,7% abaixo do recorde atingido em setembro de 2008, segundo o IBGE.

De acordo com IBGE, esse aumento no ritmo de atividade em outubro foi disseminado entre os setores industriais, atingindo 21 dos 27 ramos pesquisados.

Resultado do ano

O desempenho acumulado da indústria entre janeiro e outubro é 10,7% menor do que o observado no mesmo período de 2008; nos últimos 12 meses sobre o mesmo período do ano passado, a queda é de 10,6%.

Nesta edição da pesquisa, o IBGE não divulgou o ganho acumulado pela indústria nos meses de janeiro a outubro.

Dos 21 ramos pesquisados pelo IBGE com produção maior no mês de outubro, o destaque coube para veículos automotores (11,2%).

Ainda de acordo com levantamento do IBGE, os setores de bens de capital e de bens de consumo duráveis, ambos com taxas de 5,9%, tiveram forte crescimento entre setembro e outubro, setembro para outubro, seguidos por bens de consumo semi e não duráveis (1,3%) e bens intermediários (1,2%), que cresceram abaixo da média global (2,2%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]