i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Previsão

Produção nacional deve cair 5%

  • 21/08/2006 17:55

A maior preocupação do produtor de adubo hoje é com a demanda do segundo semestre, que concentra normalmente 70% das entregas anuais. Como este ano o produtor está descapitalizado devido à prolongada seca e às perdas com a valorização do real, deve deixar para comprar insumos só a partir de setembro. No Paraná, ainda devem ser encomendadas 1,6 milhão de toneladas. "Em geral ficamos ociosos num semestre, enquanto no outro, mesmo com três turnos de trabalho, não conseguimos atender a todos os pedidos", diz o gerente de comunicação da Solo Vivo, José Roberto da Fonte.

Este ano, a expectativa do setor é que haja congestionamento nos portos durante o pico de encomendas. Isso porque, num saco de adubo, cerca de 67% do produto (como potássio, nitrogênio e fósforo) é importado. Com clientes fazendo encomendas todos ao mesmo tempo, a entrega deve ser comprometida. "Acredito que o produtor levará um mês para receber o produto após a encomenda, enquanto o normal são sete dias", diz o presidente do Sindiadubos, José de Godói.

A situação dos fabricantes de fertilizantes já não foi boa em 2005, quando as vendas caíram 12%. Conforme a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), a redução nas entregas de 2006 deve ser de 5%. "Os agricultores ainda estão resolvendo o problema das dívidas de 2005", diz o diretor, Eduardo Daher. Com isso, o mercado de fertilizantes deve usar menos material importado, e as empresas misturadoras podem aumentar a produção. (HC)

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.