• Carregando...
Prazo de entrega e especificações dos produtos devem ser analisados com calma durante as compras | Andrea Comas/Reuters
Prazo de entrega e especificações dos produtos devem ser analisados com calma durante as compras| Foto: Andrea Comas/Reuters

Já consolidada no calendário do Brasil, a Black Friday, que inicia nesta sexta-feira (27), pode trazer ganhos reais para o consumidor mais atento. Passado o entusiasmo inicial das primeiras edições, quem pretende aproveitar os descontos tem se preparado melhor para o dia oficial do saldão.

“Com a recessão, as pessoas estão mais preocupadas com o orçamento. Estão pesquisando mais para ver se a promoção é realmente vantajosa”, diz Maria Inês Dolci, porta-voz da Proteste (Associação Brasileira do Consumidor).

A expectativa da associação é que haja menos problemas do que nas edições anteriores. Dolci recomenda que o consumidor fique atento a questões como o prazo de entrega, que esteve entre as principais reclamações da edição de 2014.

Shoppings de Curitiba estendem Black Friday e abrem em horários especiais

Mega promoção começa nesta sexta-feira (27) e seguirá durante o sábado e domingo

Leia a matéria completa

“O consumidor tem que documentar a compra. Guardar os comprovantes. Se a empresa não cumprir o prazo de entrega, será punida,” esclarece.

Antes da data oficial da Black Friday, muitas empresas aproveitaram a expectativa dos clientes para antecipar os descontos, com liquidações ao longo do mês de novembro.

“Há um estoque grande que as empresas querem se livrar. É importante o consumidor ficar atento às características do produto”, diz Dolci. Um celular com memória interna vai sair mais barato do que o modelo com maior capacidade de armazenamento, por exemplo. A voltagem elétrica do produto – 110V ou 220V – também interfere no preço de alguns itens.

“Tem que checar também se o modelo não vai sair de linha e se tem assistência técnica disponível. Caso contrário, a compra deixa de ser vantajosa”, completa a porta-voz da associação.

Pesquisa

Com a antecipação das liquidações em novembro, quem iniciou as pesquisas de preços dos itens desejados pode ter um panorama do que esperar durante a Black Friday. A dica de comparar os valores também é válida para quem não se preparou previamente.

Antes de finalizar a compra, é recomendado passar por outras lojas e checar as ofertas. “Tem que controlar a ansiedade. Na dúvida, não compre”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]