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Infraestrutura

Quais são as principais obras inacabadas que Bolsonaro quer tocar em 2021

  • Brasília
  • 14/09/2020 09:55
Trecho do canal do Rio São Francisco, no estado do Ceará.
Foto: Isac Nóbrega/PR
Trecho do canal do Rio São Francisco, no estado do Ceará. Foto: Isac Nóbrega/PR| Foto: Isac Nobrega/PR

O Orçamento de 2021, elaborado pelo governo e enviado para aprovação do Congresso, prevê investimentos da ordem de R$ 28,7 bilhões no ano que vem. Boa parte desse dinheiro – exatamente R$ 11,6 bilhões – será destinada para tocar obras e projetos que já estejam em andamento. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Economia, na divulgação da peça orçamentária.

O valor destinado a obras e projetos em andamento corresponde a 12,1% do total separado no Orçamento para as chamadas despesas discricionárias, ou seja, os recursos que o governo pode decidir como alocar. O percentual ficou acima do mínimo estabelecido na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que determinava que pelo menos 9,6% dos gastos não obrigatórios deveriam ser aplicados em empreendimentos em execução.

Os R$ 11,6 bilhões também ficaram R$ 4 bilhões acima do valor estimado com obras e projetos em andamento no Orçamento elaborado para este ano antes da pandemia. Segundo o governo, a maior alocação de recursos em 2021 foi necessária para “evitar a profusão de obras inacabadas e o desperdício de recursos públicos”.

A decisão está em linha com o que vem sendo divulgado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas últimas semanas. Ele tem dito publicamente que o foco está em concluir obras inacabadas de governos anteriores antes de iniciar novos projetos do zero. "O nosso governo, antes de obras novas, queremos concluir obras inacabadas há 10, 20, 30, 40 anos", afirmou em sua conta no Twitter recentemente.

A mesma linha vem sendo adotada pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas, da pasta da Infraestrutura, a mais ligada às obras públicas federais. “Não podemos reinventar o Brasil a cada quatro anos. Infraestrutura é uma questão de Estado, é uma questão de longo prazo", afirmou o ministro em vídeo divulgado pelo presidente em redes sociais.

Maior parte vai para infraestrutura logística

Do Orçamento previsto pelo governo para o ano que vem, sem incluir as emendas parlamentares, R$ 6,1 bilhões serão destinados para investimentos em infraestrutura logística, como rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias, segundo o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021 e a mensagem presidencial enviada junto com a peça ao Congresso.

A maior parte do dinheiro – R$ 5,3 bilhões – vai para as rodovias. O objetivo é manter funcionando toda a malha rodoviária federal não concedida à administração da iniciativa privada. As melhorias que serão feitas vão desde a construção e duplicação até a pavimentação e adequação dos trechos rodoviários sob responsabilidade da União.

Dentre as rodovias que vão ser beneficiadas estão:

  • as BR-116/RS e BR-290/RS, onde será construída uma segunda ponte sobre o Rio Guaíba;
  • a BR-101/BA, na divisa de Sergipe com Bahia;
  • a BR-101/AL, no trecho divisa Alagoas com Pernambuco até divisa Alagoas com Sergipe;
  • a BR-163/MT, trecho entre Rondonópolis e Cuiabá;
  • as BRs-158/287/RS, para construção de travessia urbana em Santa Maria;
  • a BR-163/PR, no trecho entroncamento com a BR-277, no acesso Cascavel até Marmelândia;
  • a BR-101/ES, para contorno rodoviário de Mestre Álvaro em Serra; e
  • BR-020/GO, no trecho divisa de Goiás com Distrito Federal até divisa de Goiás com Bahia.

Para o transporte ferroviário, o investimento orçado para 2021 é de R$ 579,3 milhões. Grande parte desse valor será aplicado na construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), no trecho entre Caetité e Barreiras, na Bahia. Essa obra já está em execução e tem término previsto para 2023.

Em relação aos aeroportos que ainda estão nas mãos do governo federal, seja total ou parcialmente, a previsão é de investir R$ 109,6 milhões para adequar e modernizar a infraestrutura dos terminais.

Entre os terminais que receberão as melhorias estão:

  • Foz do Iguaçu (PR);
  • Confins (MG);
  • Santos Dumont (RJ);
  • Congonhas (SP);
  • Alberto Alcolumbre (AP);
  • Viracopos (SP);
  • Galeão (RJ); e
  • Navegantes (SC).

Em Congonhas e no Santos Dumont, dois dos principais aeroportos do país, o governo prevê fazer uma reforma e recuperação dos sistemas de pistas e pátios.

Para a atividade portuária, o Orçamento de 2021 prevê apenas R$ 23 milhões em investimentos federais. O setor hidroviário também receberá pouco dinheiro: R$ 84,2 milhões.

Outros investimentos

O restante do dinheiro separado para investimento em projetos e obras em andamento serão aplicados nos setores de telecomunicações, desenvolvimento regional, saúde, educação, defesa e segurança.

O Ministério do Desenvolvimento Regional, por exemplo, outra pasta bastante ligada a obras, contará com R$ 604 milhões para o projeto de Integração do Rio São Francisco, nos Eixos Leste e Norte, e R$ 304 milhões para a conclusão do Sistema Adutor Ramal do Agreste Pernambucano.

Na mensagem que acompanha o PLOA, o governo classifica o Projeto de Integração do Rio São Francisco como a "a maior obra de infraestrutura hídrica do país", sendo fundamental para "o combate à escassez no Nordeste Setentrional”. O empreendimento envolve 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, onde a estiagem é frequente.

Governo não abandonou concessões e PPPs

Apesar de ter aumentado os recursos para investimentos em 2021, reduzindo o dinheiro disponível para custeio da máquina, o montante ainda é historicamente muito baixo, ficando abaixo de 1% do Produto Interno Bruto (PIB). A explicação está no fato de grande parte do Orçamento – 93,7%, no caso do ano que vem – ser consumida por despesas obrigatórias, como salários e benefícios previdenciários.

Por isso, o governo salienta na mensagem presidencial enviada ao Congresso que as concessões e parcerias público-privadas (PPPs) serão essenciais para a retomada econômica do país. “Nesse sentido, destacam-se medidas estruturantes como o aprimoramento do arcabouço normativo; atração de investimentos privados; maior segurança jurídica e produtividade; melhoria do ambiente de negócios; e mitigação dos impactos socioeconômicos”, diz o texto.

Segundo dados de julho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo, há 88 ativos para serem concedidos ou privatizados em 2021. Esses ativos são das mais variadas áreas, como aeroportos, portos, ferrovias, rodovias, terminais pesqueiros, parques, redes de telecomunicação, blocos de exploração de óleo e gás, serviços de resíduos sólidos, entre outros.

29 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
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Comentários [ 29 ]

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    Emerson Ferreira

    ± 0 minutos

    Isto sim é um governo que pensa no dinheiro do povo. Não terminar obras iniciadas deveria ser obrigação de todo governo antes de iniciar qualquer outra.

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  • D

    Diz

    ± 20 horas

    E SEM ROUBAR ATÉ 2026. Até sempre se o governo federal não cair nas mãos de comunistas.

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  • D

    Deocy França

    ± 7 dias

    Agora os detalhes dos projetos, vão contar muita coisa esquisitas,sobrenaturais.

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  • H

    Hugo Dalla Zanna

    ± 7 dias

    Finalmente um pouco de bom senso. Terminar obras começadas, independentemente de quem iniciou, é fundamental para seguir avançando. O valor de 1% do PIB é ridículo, mas é o que temos para hoje. O rumo do governo parece estar correto. Vamos torcer para que as obras sejam concluídas a contento.

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  • B

    Beto

    ± 9 dias

    Obras que o 9 dedos não acabou e que também a Anta não terminou. Mas, o $ eles levaram.

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    Renato Silva

    ± 9 dias

    Que isso! Absurdo... O cara terminando obras! Aonde nós vamos parar!!! kkkkk.... Ri muito do jornaleco porcaria que andou "denunciando" essa estratégia do Bolsonaro. Parabéns à gazeta pelo jornalismo de VERDADE.

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  • L

    LC

    ± 9 dias

    Diferença abismal para Governos anteriores. Com potencial reeleição que levaria o mandato para oito anos, nem completou dois anos no cargo e obras estão em andamento. Uma boa sugestão para prefeitos que asfaltam ruas ou fazem remendos no asfalto de suas cidades no último ano de Governo, com único intuito de cooptar votos.

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    Giancarlo Bento Antoniutti

    ± 9 dias

    Em países sérios este investimento seria ao redor de R$ 1,5 trilhões

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      Jorge Vallim de Medeiros

      ± 7 dias

      EM PAISES SÉRIOS, JÁ TERIAM SIDO FEITOS. Há décadas! Mas aqui, foram feitos e ditaduras amigas. Hoje, a grana é escassa mas, a dívida legada, monstruosa.

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    Eduardo P.

    ± 9 dias

    Enfim um governo coerente.

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    Poppys

    ± 9 dias

    Bozinho de Deus! Como seus discípulos são chiliquentos!

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      IvoHM

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  • F

    Francisco Valtercio Pereira

    ± 9 dias

    Isso tudo aí, já era para estar terminado e inaugurado se os petralhas não tivessem investido o nosso dinheiro nos países comunistas ! Entendeu Poppys ?

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    LEONARDO BARBASKI

    ± 9 dias

    Mesmo entendendo que tem pouca margem para as despesas discricionárias, investir menos de 1% do PIB é uma vergonha pro Estado Brasileiro e para qualquer governo que ali está. Precisamos de pelo menos 5% para manter o país girando, ou seja 5x mais. Difícil desse jeito... Vem governo, vai governo e isso q é oq mais importa ninguém consegue fazer.

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      Fernando

      ± 9 dias

      Concordo. Mas quando vem alguém querendo contar a p.. dos gastos obrigatórios aparece um monte de parasitas, de todas as áreas, sabotando o processo. O corporativismo é impressionante.

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  • E

    Edivaldo S

    ± 9 dias

    Segundo a esquerda, pode concluir. Só não pode inaugurar, senão contraria a "alma mais honesta do Brasil".....

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    DENNER JEFFERSON PETERLINI

    ± 9 dias

    Ótimo, isso precisa mesmo ser feito. Chega de obras inacabadas servindo de desculpa para embolsar dinheiro público.

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      Jorge Vallim de Medeiros

      ± 7 dias

      Começar, é onde rola a grana e, os compromissos assumidos com a quadrilha. A obra? Ora a obra!

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    Spartacus

    ± 9 dias

    Poppys você vc é petista comunista

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    • S

      Sartan

      ± 9 dias

      Só porque criticou seu deus supremo

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    Spartacus

    ± 9 dias

    Governo excelente o de Bolsonaro. Pensa no Brasil não em políticalha

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  • C

    Cético

    ± 9 dias

    Só pelo fato de se referir ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, localizado na Ilha do Governador como Aeroporto do Galeão (IATA: GIG, ICAO: SBGL), já valeu a reportagem.

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  • P

    Poppys

    ± 9 dias

    Bozo, vai que você esquece da famiglia, e começa a governar?

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      Jorge Vallim de Medeiros

      ± 7 dias

      Famiglia de verdade, não vive de migalhas! Tem que ser como os Silva; com mega lanchas, jatinhos e fazendas. Isso é "comPTência!

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    • I

      IvoHM

      ± 9 dias

      Satâ: deus supremo é o teu Lullarápio, que mandou sua filha sapiens à Terra para espalhar o caos.

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    • S

      Sartan

      ± 9 dias

      Falar contra o deus supremo é asneira,mas asneira é a fala dos hipócritas que condenam o lado que não gostam e exaltam o seu, seu lado rouba mente , mas vocês trabalham para tudo isso virar verdade

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    • P

      PAULA ANDRUSKO

      ± 9 dias

      É pra esconder o medo da reeleição do Bolsonaro

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    • E

      Erick

      ± 9 dias

      Fale bem ou fale mal, sempre haverá um esquerdopata escondido atrás de um pseudônimo para postar asneiras!

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    Judite ceccon bizinelli

    ± 9 dias

    Parabéns!!!!

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