• Carregando...
 | Arne Hückelheim/WikimediaCommons
| Foto: Arne Hückelheim/WikimediaCommons

Os governos de Arábia Saudita, Rússia, Venezuela e Qatar decidiram nesta terça-feira (16) congelar a produção de petróleo nos níveis de janeiro, informou o ministro de Energia e Indústria do Qatar e presidente rotativo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Mohammed Bin Saleh Al-Sada.

“A fim de estabilizar o mercado do petróleo, decidimos congelar a produção”, afirmou, em entrevista coletiva realizada nesta terça em Doha, capital do Qatar.

Os países disseram, porém, que o acordo depende da adesão de outros produtores de petróleo ao pacto. Al-Sada acrescentou que busca-se “uma medida que não só beneficiará os países produtores e exportadores de petróleo, mas a economia global”. Para conseguir isso, o ministro do Qatar anunciou que liderará uma próxima rodada de contatos com países como Irã e Iraque.

De acordo com fontes familiarizadas com a visão iraniana, o Irã, membro da Opep, estaria disposto a discutir um congelamento da produção de petróleo assim que a sua própria produção atingir taxas pré-sanções.

Petróleo em queda agrava crise da Petrobras

Para conseguir retomar o crescimento, a estatal decidiu encolher de tamanho e abandonar várias áreas de negócio

Leia a matéria completa

Consenso

Na entrevista coletiva também estiveram presentes o ministro de Petróleo e Recursos Minerais saudita, Ali al-Naimi; o titular de Energia russo, Alexander Novak, e o ministro de Petróleo venezuelano, Eulogio del Pino.

Em 28 de janeiro, quando Novak mostrou disposição de participar do encontro desta terça, antecipou que a Arábia Saudita tinha proposto uma corte da produção de 5%. No entanto, ressaltou que antes de concordar com o corte, era necessário que todos os países produtores e exportadores chegassem a um “consenso” base.

Em seu último relatório, de 10 de fevereiro, a Opep afirmou, citando fontes secundárias, que a produção de petróleo dentro da organização aumentou em janeiro em 131 mil barris por dia e alcançou uma média de 32,3 milhões de barris por dia.

Antes do anúncio de Doha, a Opep havia informado em Viena que o barril de petróleo dos países da organização se valorizou 6,3% nesta terça e estava cotado a US$ 28,44.

Com esse aumento, o petróleo da Opep mantém a tendência de alta dos dois últimos dias, nos quais já ganhou US$ 3 por barril. Ainda assim, o preço do barril de referência da Opep se mantém em seu menor nível em 12 anos, devido ao excesso de oferta de petróleo no mercado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]